PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLAN DAYNER SILVA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN DAYNER SILVA LOPES
DATA: 23/08/2024
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: DIAGNÓSTICO PRECOCE DA PERDA AUDITIVA EM CRIANÇAS: Estratégias facilitadoras e panorama atual
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia; Perda auditiva; Saúde Infantil; Diagnóstico Precoce; Atenção à Saúde; Sistema Único de Saúde.
RESUMO: INTRODUÇÃO: Dada a importância da audição na aquisição e desenvolvimento da linguagem, a detecção precoce de deficiências auditivas e a intervenção imediata são cruciais para alcançar um desenvolvimento auditivo o mais próximo possível do normal. Apesar dos avanços recentes, o Brasil ainda possui um sistema de regulação inadequado, dificultando a detecção de parâmetros epidemiológicos que poderiam orientar, articular e proporcionar maior consistência aos cuidados de saúde da população com deficiência. OBJETIVO: Este estudo tem dois objetivos principais. O primeiro é identificar o perfil epidemiológico da população infantil com deficiência auditiva atendida na rede pública de saúde. O segundo é mapear a síntese de evidências das estratégias utilizadas para diagnóstico precoce da perda auditiva em lactentes. MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional e transversal que está sendo realizado nos Centros Especializados em Reabilitação (CER) de Maceió, Alagoas. A amostra é composta pelos prontuários de todas as crianças de até 12 anos atendidas nos centros de referência em reabilitação auditiva de Maceió entre 2012 e 2024. A revisão de escopo é conduzida conforme a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI), com levantamento da literatura nas bases EMBASE, LILACS, PubMed/Medline, Scopus e Web of Science, além de pesquisa manual de literatura cinzenta em Google Scholar e ProQuest Teses e Dissertações. As combinações de descritores e estratégias foram adaptadas conforme cada base de dados. RESULTADOS PARCIAIS: Quanto ao estudo observacional foram encontrados 81 sujeitos que se enquadraram nos critérios da pesquisa, sendo 60,5% (n=49) do sexo masculino e 3,5% (n=32) do sexo feminino com predominancia da perda do tipo sensorioneural bilateral (81,4%) e com os fatores de risco mais evidentes a permanência na UTI neonatal (> 5 dias) (63%), utilização de ototóxicos (39,1%) e baixo peso (<1500g) (23,9%). A revisão de escopo encontra-se na fase de calibragem das estratégias de busca.
Presidente - 1855621 - HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI
Interno - 022.648.784-95 - KARINNA VERÍSSIMO MEIRA TAVEIRA - UFRN