PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de DEFESA: EDICLEIDE MARTINS DA SILVA

DISCENTE: EDICLEIDE MARTINS DA SILVA
DATA: 30/08/2024
LOCAL: PPGFON01
TÍTULO: FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento da Linguagem; Aquisição da linguagem; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Fatores de Risco; Criança.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Introdução: O desenvolvimento da linguagem oral na primeira infância é um processo multifacetado e essencial para a formação de habilidades cognitivas, sociais e emocionais que perduram ao longo da vida. As influências biológicas e socioambientais podem implicar na aquisição e no desenvolvimento dessa habilidade. Objetivos: O objetivo do primeiro artigo foi mapear os fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem oral, e o objetivo do segundo artigo foi investigar a prevalência da queixa de linguagem no desenvolvimento da linguagem oral dos infantes matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI e traçar os fatores que influenciam esse cenário. Método: O primeiro artigo consiste em uma revisão de escopo realizada conforme as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI) e redigida de acordo com as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis - extensão para revisões de escopo (PRISMA-ScR). O segundo artigo trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e de campo, de abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI, situados no município de João Pessoa – PB, no período de abril/2023 a dezembro/2023, após aprovação do Comitê de Ética sob o parecer n° 6.018.552. Participaram 140 responsáveis de crianças com a faixa etária entre um ano e meio a três anos de idade matriculadas nos CMEI. Resultados: Os resultados do primeiro artigo demonstraram que os fatores de risco, como predisposições genéticas, condições médicas, ambientes de baixa renda, exposição a substâncias tóxicas, e negligência, podem comprometer o desenvolvimento linguístico. Os resultados do segundo artigo descreveram que 43% dos participantes apresentam algum tipo de queixa de linguagem, sendo atraso na fala (80%) a queixa mais mencionada e a maior parte dessa amostra (53%) apresentam antecedentes familiares com alterações nesta habilidade. Conclusão: Conclui-se que os fatores intrínsecos e extrínsecos demarcam influências na aquisição e no desenvolvimento da linguagem e que há uma prevalência significativa de queixas relacionadas ao desenvolvimento dessa habilidade.
Interno - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo ao Programa - 1842282 - JANAÍNA VON SOHSTEN TRIGUEIRO