PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HAYALA MARIA VIEIRA PENAFORTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAYALA MARIA VIEIRA PENAFORTE
DATA: 23/09/2024
LOCAL: laboratório LIEV, Sala 810 do Bloco Arnaldo Tavares - CCS
TÍTULO: RESULTADOS CLINICAMENTE RELEVANTES EM PACIENTES COM DISTÚRBIO DE VOZ: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ASPECTOS DA ANAMENSE E AUTOAVALIAÇÃO VOCAL
PALAVRAS-CHAVES: desfechos clínicos; distúrbios de voz; autoavaliação; medidas de resultados; preferência do paciente.
RESUMO: Introdução: Pessoas possuem necessidades, preferências e valores específicos, o que pode fazer com que estes apresentem impressões diferentes na importância que atribuem a resultados de um determinado tratamento. O foco nos cuidados de saúde precisa estar direcionado para uma abordagem mais centrada na pessoa, é possível que medidas de resultados relatadas por pacientes auxiliem o fonoaudiólogo a ter conhecimento sobre o olhar do paciente no que diz respeito a sua perspectiva sobre a fonoterapia e o que ele considera importante no processo de avaliação do seu problema de voz. Objetivos: investigar os desfechos preferidos e o nível de importância atribuído a diferentes aspectos da autoavaliação vocal em pacientes com diferentes distúrbios de voz. Métodos: inicialmente os pacientes responderão a um protocolo de triagem vocal em que há opções para assinalar os desfechos considerados relevantes. Em seguida responderão também a quatro instrumentos de autoavaliação vocal já validados, em que apontarão o grau de importância dos itens por meio de uma escala do tipo likert que foi inserida ao lado. Após a coleta será realizada análise descritiva e diversos testes inferenciais para investigação de comparação entre as variáveis estudadas. Toda a análise será realizada por meio dos softwares estatísticos R Studio (versão 1.4.1717) e SPSS (versão 29.0.0.0). Resultados esperados: que haja diferenças quanto aos desfechos clínicos preferidos e aos níveis de importância atribuído aos aspectos da autoavaliação vocal em diferentes grupos de paciente com distúrbio de voz.
Interno - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Externo à Instituição - FELIPE THIAGO GOMES MORETI