PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍSE SARA COSTA DIAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍSE SARA COSTA DIAS
DATA: 27/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório do NELF, Sala 809 do Bloco Arnaldo Tavares - CCS
TÍTULO: DISTÚRBIO ALIMENTAR PEDIÁTRICO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: RELAÇÃO COM O SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista; Sistema Estomatognático; Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos.
PÁGINAS: 35
RESUMO: Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA), é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits de comunicação social e padrões comportamentais restritivos e repetitivos. Devido a tais padrões e tendências ritualísticas, além de sensibilidades sensoriais inerentes aos traços autistas, esse público muitas vezes manifestam características seletiva ao se alimentar, principalmente na infância. Referente as habilidades alimentares, o sistema estomatognático (SE) tem papel fundamental, uma vez que é formado por um conjunto de estruturas, as quais executam as funções orais, que nelas estão respiração, mastigação, deglutição e fala. As crianças com TEA, por terem um desenvolvimento atípico, podem apresentar dificuldades motoras orais relacionadas à mastigação e à deglutição, problemas no trato gastrointestinal (TGI) e disfunção sensorial que por sua vez podem influenciar de forma direta ou indireta a alimentação. Objetivos: (1) caracterizar o perfil estomatognático de crianças no espectro do autismo nos diferentes níveis de suporte. (2) investigar se existe relação entre o perfil estomatognático, as características do distúrbio alimentar pediátrico e os diferentes níveis de suporte. Método: Foi realizado um estudo observacional descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Resultados Esperados: 30 indivíduos participaram do estudo, por corresponderem aos critérios de elegibilidade. Sendo 22 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. Espera-se que a pesquisa seja capaz de traçar um perfil das características do sistema estomatognático desse público, apontando possíveis relações entre as características do SE, o distúrbio alimentar e o nível de suporte.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO
Presidente - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Externo ao Programa - 1079886 - MANUELA LEITÃO DE VASCONCELOS
Interno - 1379017 - SILVIA DAMASCENO BENEVIDES