CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: HOSANA SILMARA ELEUTERIO SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HOSANA SILMARA ELEUTERIO SILVA
DATA: 30/09/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório de Saúde Coletiva
TÍTULO: AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA DA LINGUAGEM ORAL DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE: uma revisão de escopo
PALAVRAS-CHAVES: Teste de linguagem; Pré-escolar; Fonoaudiologia
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Introdução: A avaliação da linguagem oral na clínica fonoaudiológica é responsável por nortear os
processos terapêuticos e pela prevenção de dificuldades futuras. Tal prática é assegurada pela resolução de no 414 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, que se refere ao uso de instrumentos de avaliação na prática clínica. A avaliação da linguagem oral nos três primeiros anos de vida, período identificado como fase ouro do desenvolvimento infantil, pode auxiliar os fonoaudiólogos a acompanhar o desenvolvimento linguístico e propor estratégias, compreendendo a linguagem como um ato social, que se constitui na relação com o outro. Objetivo: Mapear os protocolos e identificar os aspectos analisados na avaliação da linguagem oral de crianças de 0 a 3 anos presente na literatura. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão de escopo desenvolvida e estruturada a partir dos elementos listados na extensão Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e o protocolo Joanna Briggs Institute. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline/PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus, Web of Science, Excerpta Medica DataBase (EMBASE), Scientific Electronic Library Online (Scielo), além de trabalhos disponíveis na literatura cinzenta google acadêmico e ProQuest Dissertations and Theses. A estratégia de busca utilizada foi desenvolvida por meio da combinação dos descritores Decs/MeSH (Descritores em ciências da saúde): Teste de linguagem, Pré-escolar e Fonoaudiologia. Seguiu a definição de cada base de dados correspondente e utilizou-se o operador booleano AND e OR nas combinações. Resultados: Foram extraídos um total de 1.035 artigos no rastreio inicial. Desses, 57 publicações na EMBASE, 93 na LILACS, 517 na Medline/PubMed, 8 Scielo, 173 na Scopus, 3 na Web of Science, além dos trabalhos disponíveis na literatura cinzenta, 111 google acadêmico e 73 ProQuest Dissertations and Theses. Após
a leitura do título e resumo, um total de 221 estudos foram pré-selecionados para a leitura na íntegra. Desses, 11 estudos contemplaram os critérios de elegibilidade, sendo incluídos na revisão. Discussão: As avaliações da linguagem oral tinham como objetivo as dimensões expressivas e receptiva. Por meio de instrumentos estruturados que, em sua maioria, são subdivididos em fonologia, vocabulário, gramática e pragmática, alguns desses incluem os aspectos cognitivos e comportamentais. A utilização desses instrumentos direcionava-se a uma prática baseada na correção das alterações dos sujeitos, comparava crianças com condições específicas de saúde e aquelas com desenvolvimento típico. Apenas dois estudos explicitaram a concepção de linguagem abordada, ambos baseados na perspectiva sócio construtivista, com foco na interação e funções comunicativas, mas comumente as análises são marcadas por um viés normativo, o que evidencia a dificuldade de estabelecer práticas clínicas que superem limites biológicos e valorizem a subjetividade do sujeito. Conclusão: O mapeamento dos estudos indica uma limitação de instrumentos direcionados a crianças de 0 a 3 anos de idade, observa-se ainda a predominância de um viés normativo e comparativo entre grupos típicos e atípicos, o que restringe a compreensão da linguagem em sua dimensão social e dialógica, que valorizem a singularidade do sujeito.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARIANA ELITE DOS SANTOS
Interno - 083.750.444-90 - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA - UFRN
Interno - 022.648.784-95 - KARINNA VERÍSSIMO MEIRA TAVEIRA - UFRN
Presidente - 1890568 - LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA