CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LAISE MOURA PEGADO SUASSUNA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAISE MOURA PEGADO SUASSUNA
DATA: 30/09/2025
HORA: 13:30
LOCAL: On line - Via Google Meet
TÍTULO: INDICADORES DE RISCO E REFERÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS COM TRISSOMIA DO 21: reflexões para clínica fonoaudiológicas.
PALAVRAS-CHAVES: T21; Desenvolvimento da Linguagem; Intervenção precoce.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Introdução: A linguagem é estabelecida através da interação com o outro, logo é uma experiência viva do sujeito, que infere sentido nas suas relações. A imersão da criança na linguagem e suas implicações no desenvolvimento está atrelada a fatores de ordem biológicas e sociais. Identificar o risco psíquico e as alterações da linguagem da criança envolve a identificação precoce, sendo esta uma como proposta para intervenção a estes riscos. Acredita-se que crianças com desenvolvimento típico apresentarão maior quantidade de indicadores de referência para o desenvolvimento infantil quando comparadas a seus pares com diagnóstico de T21. Além disso, supõe-se que a ausência de tais indicadores pode variar de acordo com o diagnóstico e relaciona-se com aspectos socioeconômicos. A justificativa para realização deste estudo será devido sua relevância para a prática clínica em Fonoaudiologia. Objetivo: Investigar os indicadores de risco e referência para o desenvolvimento de crianças com T21 de zero a seis anos de idade. Metodologia: Trata-se de um estudo primário de abordagem qualitativa, longitudinal, descritivo, série de casos, observacional participante, de centro único. As crianças foram divididas em dois grupos, sendo o primeiro composto por crianças com T21 com idade entre 18 e 36 meses, o segundo grupo composto por crianças com T21 com idade entre 3 e 6 anos. Para a coleta de dados, inicialmente, será realizada a aplicação de um questionário sociodemográfico e informações a respeito da criança com os familiares. No segundo momento, será realizada a coleta a partir da filmagem de sessões fonoaudiológicas com as crianças a fim de analisar a interação das mesmas com os familiares/cuidadores através de contextos eliciadores, com base na proposta de Smith, Bordini e Sperb (2009). Resultados e Discussões: A análise dos registros e interações revelou ausência de determinados indicadores de referência do desenvolvimento em crianças com T21, especialmente nos eixos relacionados à linguagem expressiva e à alternância presença/ausência. Ao mesmo tempo, observaram-se aspectos de proteção ligados ao brincar e à responsividade dos cuidadores. Esses achados indicam que, embora haja risco psíquico e atraso linguístico, o ambiente familiar pode potencializar o desenvolvimento quando há suporte responsivo. Em diálogo com a literatura, os resultados reforçam a importância do uso precoce dos instrumentos IRDI e AP3+AI como ferramentas para intervenção não patologizante, ampliando a escuta clínica e a construção de estratégias de acompanhamento inclusivas.O impacto social desse trabalho está relacionado à possibilidade de ampliar a prática clínica fonoaudiológica com ferramentas que permitam detecção precoce e intervenções mais direcionadas, além de oferecer uma visão menos patologizante e mais inclusiva do desenvolvimento de crianças com T21. Isso poderá beneficiar não apenas os profissionais da saúde e educação, mas também as famílias, ao favorecer um acompanhamento mais humanizado e efetivo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARIANA ELITE DOS SANTOS
Interno - 083.750.444-90 - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA - UFRN
Presidente - 1890568 - LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA