CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: STHEFANY GONCALVES DINIZ
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STHEFANY GONCALVES DINIZ
DATA: 29/09/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Online - Via Google Meet
TÍTULO: TDAH, dislexia e aprendizagem: interfaces entre processamento fonológico e desempenho escolar
PALAVRAS-CHAVES: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; dislexia; aprendizagem.
PÁGINAS: 50
RESUMO: Introdução: O desenvolvimento acadêmico e cognitivo das crianças é influenciado por uma série de fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Entre as condições que impactam esse desenvolvimento, destacam-se o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a dislexia, ambos classificados como transtornos do neurodesenvolvimento e reconhecidos por afetar significativamente o desempenho escolar. Objetivos: O primeiro estudo tem como objetivo identificar, por meio de uma revisão integrativa, estudos nacionais e internacionais que abordam a relação entre a aprendizagem e o TDAH. O segundo estudo buscará comparar o desempenho em tarefas de processamento fonológico em escolares com diferentes perfis de risco para TDAH
e dislexia, considerando o fator socioeconômico. Método: O primeiro artigo consiste em uma revisão
integrativa da literatura. A seleção dos estudos foi realizada por meio de buscas nas bases de dados nacionais e internacionais, incluindo SciELO, LILACS e ERIC, além do buscador PubMed. Para a realização da pesquisa utilizaram-se os seguintes termos combinados em português: (transtorno de aprendizagem) AND TDAH, (aprendizagem) AND TDAH. Também em inglês: (learning disorders) AND (TDAH), (learning) AND (TDAH). O segundo artigo se trata de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de delineamento comparativo e transversal, em que estão sendo avaliadas habilidades de nomeação automática rápida, consciência fonológica e memória operacional fonológica em escolares com e sem risco para TDAH e/ou Dislexia de uma escola filantrópica. Resultados: No primeiro estudo foram incluídos 25 artigos, após busca nas bases de dados nacionais e internacionais e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, leitura do título, do resumo do artigo e texto na íntegra. No segundo estudo espera-se compreender o desempenho das habilidades de processamento fonológico nos diferentes grupos de risco para dislexia e TDAH, considerando
o fator socioeconômico. Conclusão: Os achados podem contribuir para ampliar a compreensão da relação entre TDAH, dislexia, processamento fonológico e aprendizagem, ressaltando a influência de fatores cognitivos e socioeconômicos, bem como a necessidade de estratégias educacionais e clínicas direcionadas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Interno - 083.750.444-90 - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA - UFRN