CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA RAQUEL PEREIRA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA RAQUEL PEREIRA NASCIMENTO
DATA: 29/09/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Online - Via Google Meet
TÍTULO: Perfil Socioeconômico e Indicadores de Risco para TDAH e Dislexia: Implicações na Leitura e Escrita
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Transtorno do Déficit de Atenção; Perfil Socioeconômico; Escrita Manual; Leitura.
PÁGINAS: 55
RESUMO: Introdução: A aprendizagem é um processo dinâmico e heterogêneo, resultante da interação entre habilidades cognitivas, linguísticas, emocionais e sociais. No contexto escolar, espera-se que os estudantes desenvolvam competências essenciais, como leitura, escrita e compreensão, fundamentais para o desempenho acadêmico e o desenvolvimento pessoal. No entanto, uma parcela significativa de escolares apresenta dificuldades nesse percurso, sendo as dificuldades de aprendizagem e o baixo rendimento acadêmico desafios recorrentes. Entre os fatores que interferem nesse processo, destacam-se os transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Dislexia. Objetivos: O primeiro estudo realizou uma revisão integrativa da literatura publicada nos últimos dez anos, com o objetivo de verificar as implicações do TDAH sobre o processo de leitura e escrita. O segundo estudo visa comparar as habilidades de leitura e escrita em crianças escolares com e sem risco para TDAH e/ou Dislexia, considerando o perfil socioeconômico. Método: No primeiro estudo, analisamos artigos publicados nos últimos dez anos, nas bases ERIC, LILACS, SciELO e PubMed, utilizando descritores em português e inglês relacionados a TDAH, leitura e escrita. O segundo estudo caracteriza-se como pesquisa quantitativa, de delineamento comparativo e transversal, com o objetivo de investigar o desempenho acadêmico de escolares com e sem risco para TDAH e/ou Dislexia, considerando o perfil socioeconômico. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde. Resultados: No primeiro estudo, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados oito estudos que evidenciaram as implicações do TDAH nas habilidades de leitura e escrita. No segundo estudo, espera-se compreender como o perfil socioeconômico, associado aos indicadores de risco, influencia o desempenho nas habilidades de leitura e escrita. Conclusão: A pesquisa pretende contribuir para a reflexão e proposição de estratégias que auxiliem escolares no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, promovendo intervenções mais eficazes frente às dificuldades de aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Interno - 083.750.444-90 - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA - UFRN