PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: YNNAIANA NAVARRO DE LIMA SANTANA QUINTANS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YNNAIANA NAVARRO DE LIMA SANTANA QUINTANS
DATA: 29/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NESC
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO SOBRE DIAGNÓSTICO PRECOCE DE TUMORES INFANTOJUVENIS NA ATENÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Criança; Child; Adolescente; Adolescent; Epidemiologia; Epidemiology; Câncer; Atenção básica
PÁGINAS: 45
RESUMO: O câncer em crianças e adolescentes é uma patologia considerada rara, quando comparada com o câncer em adultos, pois representa entre 1% a 4% de todos os tumores malignos na maioria das populações. Um ponto com grande influência sob o atraso no diagnóstico é a avaliação do paciente no sistema de saúde. Devido à proximidade e ao acompanhamento contínuo das famílias de seus territórios, os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) têm uma condição privilegiada para a identificação dos sinais e sintomas da doença, o que pode propiciar maior agilidade na suspeita e no diagnóstico oncológico infantojuvenil. Por esse motivo, no que diz respeito à detecção precoce, a Política Nacional de Atenção Oncológica dá destaque ao trabalho dos profissionais da Atenção Básica, em especial às equipes da ESF. Das crianças com diagnóstico tardio de câncer, 30% já tinham sido examinadas com queixas sugestivas de neoplasia nas unidades básicas de saúde (UBSs). Assim, ações educativas para a equipe de saúde da atenção básica, trazem a possibilidade de que os pacientes tenham diagnósticos realizados em fases mais precoces de sua doença, possibilitando, assim, melhor prognóstico para os mesmos. Objetivo principal: Dialogar com os profissionais da atenção básica sobre diversas variáveis envolvidas na abordagem do câncer infantojuvenil na atenção primária à saúde e desenvolver ações educativas para qualificá-los sobre a suspeição de diagnósticos novos oncológicos em crianças e adolescentes. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, desenvolvido em quatro UBSs, na cidade de Cabedelo, Paraíba. A condução do estudo foi por meio de grupos focais e de oficinas com os profissionais que compõem essas UBSs. As ações foram gravadas por áudio e posteriormente transcritas. O material transcrito foi submetido à técnica de análise de conteúdo temática, originando categorias, subcategorias e unidades de análise que foram discutidas com base no referencial teórico existente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 363.685.204-34 - ANA MARIA GONDIM VALENCA - UFPB
Externo ao Programa - 2527943 - ELIANE BATISTA DE MEDEIROS SERPA
Interno - 3552123 - MARIA DO SOCORRO TRINDADE MORAIS
Externo à Instituição - SIMONE ALVES DE SOUSA
Interno - 1809752 - WALLERI CHRISTINI TORELLI REIS