PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar)



O EXTELAR conforma parte do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR), sendo vinculado institucionalmente a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB), estando cadastrado no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da UFPB.

 

O Grupo de Pesquisa EXTELAR tem em sua origem a influência convergente de vários aspectos teóricos e práticos presentes em iniciativas de extensão voltadas aos setores populares da sociedade, desenvolvidos pela UFPB e outras entidades no Estado. Ou seja, é afluente de um amplo movimento de ideias e experiências e, tem em seu entendimento que as questões geradas nesses trabalhos requerem constante análise e aprofundamento.

 

Os objetivos do EXTELAR são: o estímulo ao desenvolvimento de projetos que fomentem a interação entre iniciativas de extensão popular; A análise crítica de experiências e de formulações teóricas, no campo da extensão popular, possibilitando a interculturalidade e o enriquecimento da formação acadêmica dos participantes do grupo; A perspectiva de que o produto da realização de projetos de extensão é fundamento ontológico do ensino e da pesquisa; A discussão e o fomento da extensão, no sentido de seu inter-relacionamento com o ensino e a pesquisa; A manutenção do debate sobre o papel social da universidade; A pesquisa e a produção acadêmicas nos campos da educação popular, movimentos sociais, políticas públicas e economia solidária popular em suas inter-relações com a extensão; O incentivo à autonomia e à autogestão de empreendimentos solidários populares, voltados à produção econômica, que contemplem ações educativas promotoras da cidadania crítica e ativa.

 

O Extelar foi fundado em 1999, pelo Prof. Dr. José Francisco de Melo Neto, colaboradores e colaboradoras do campo da Educação Popular. Desde 2015 o EXTELAR vem concentrando suas atividades em três frentes distintas de atuação, sendo elas: a) realização de entrevistas com intelectuais e referencias paraibanas da Educação Popular, visando à sistematização de uma coletânea intitulada “Uma Antologia da Educação Popular Paraibana”; b) seminários teóricos acerca de temáticas e questões oriundas de pesquisas empreendidas no interior do EXTELAR e defendidas em teses de doutoramento ou dissertações de mestrado no PPGE/CE/UFPB; c) orientações dos docentes pesquisadores aos estudantes orientandos em nível de graduação (monografia/Trabalho de Conclusão de Curso), mestrado e doutorado.

 

Temos, enquanto linhas de pesquisa: Educação Popular, Educação Popular em Saúde, Educação Popular na Formação Universitária, Extensão Popular, Participação, Movimentos Sociais, Práticas Populares e Comunitárias, Práticas educativas em Nutrição Social e Segurança Alimentar e Nutricional, Práticas educativas na Atenção Primária à Saúde, e ainda Saúde, Ambiente e Trabalho.

 


Endereço para acessar: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6795963377603935