PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação


O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPB foi aprovado em 2018 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES- que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. É um dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde.

 

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPB, nível mestrado acadêmico, tem os seguintes objetivos:


a. Formar pesquisadores e docentes com visão crítica sobre a realidade em que estão inseridos e onde atuam, habilitados ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva.
b. Promover o desenvolvimento de saberes tecnológicos relacionados à Saúde Coletiva nos seus discentes, de modo a qualificá-los, a fim de terem uma cultura geral na área, adequada às necessidades de fortalecimento das políticas públicas de saúde, educação e ciência e tecnologia;
c. Fortalecer as relações ensino-serviço-comunidade, de modo que a formação dos mestrandos dialogue com as necessidades do Sistema Único de Saúde.
d. Desenvolver pesquisas locais, regionais e multicêntricas, com elevados padrões éticos, pedagógicos e científicos;
e. Captar recursos em agências de fomento para o desenvolvimento de investigações locais, regionais e multicêntricas;
f. Viabilizar a produção de conhecimentos qualificados no campo da saúde coletiva, contribuindo, assim, para o desenvolvimento técnico-científico e social das áreas relacionadas às Políticas, gestão e cuidado e à Epidemiologia;

 

O programa possui duas áreas de concentração

Área de Epidemiologia

Pretende produzir conhecimentos por meio de estudos epidemiológicos que ofereçam subsídios para a formulação e a implementação, gestão, e avaliação de políticas públicas de saúde em consonância com os princípios e com o avanço do Sistema Único de Saúde.

possui duas linhas:

Linhas de Pesquisa: Processo saúde-doença e condições de vida de populações: Nesta linha serão desenvolvidos estudos que se apropriem das bases teóricas e metodológicas da Epidemiologia, tendo esse campo do conhecimento como ferramenta para entender o processo de saúde-doença, ocorrência de agravos e morte em populações, na perspectiva de oferecer subsídios para a formulação e a implementação de políticas públicas de saúde em consonância com os princípios e com o avanço do Sistema Único de Saúde.

Linhas de Pesquisa: Epidemiologia e Serviços de Saúde
Nessa linha serão desenvolvidos estudos que utilizam o arcabouço teórico-metodológico da epidemiologia para o estudo da cobertura da atenção à saúde, efetividade de ações programáticas e indicadores que forneçam subsídios ao planejamento, gestão e avaliação dos serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.

 

Área de Política, Gestão e cuidado

Pretende produzir conhecimentos por meio de estudos: (1) sobre os processos relacionais que se constroem no encontro trabalhador/usuário, visando contribuir para a adequação dos sistemas locais de saúde às políticas, programas e projetos norteadores do Sistema Único de Saúde e; (2) que ampliem o debate acerca dos processos de formação e qualificação de profissionais, gestores e usuários do setor saúde em consonância com o Sistema Único de Saúde.

Possui duas linhas:

Linhas de Pesquisa: Educação e formação em saúde
Nessa linha serão trabalhadas temáticas relacionadas ao planejamento, execução e avaliação dos processos de formação para a saúde a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde. Engloba um conjunto de pesquisas que perpassam a Educação Popular em Saúde, a Educação Permanente em Saúde e a Formação em Saúde.

Linhas de Pesquisa:  Políticas, cuidado e gestão em saúde: sistemas, redes e organização das práticas. Nessa linha serão desenvolvidos estudos sobre os sistemas, as redes e a organização das práticas de cuidado em saúde e sua gestão, pautados na participação, colaboração e integração ensino-serviço-comunidade. Trabalha com gestão do cuidado e do trabalho, avaliação em saúde, modelos tecnoassistenciais em saúde, organização e planejamento dos serviços.

 

Está localizado no CCS, cidade universitária, campus I, Castelo Branco I, João Pessoa-PB. CEP 58051-900. 

A secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, localiza-se no Prédio Péricles Gouveia (Elefante Branco), em frente ao CIATOX, próximo a copa do CCS UFPB, juntamente a Secretaria do Mestrado Profissional em Saúde da Família - RENASF.  

Telefone: 

e-mail: ppgsc@ccs.ufpb.br

 


Página Alternativa


Coordenação do Programa