PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ TADEU CARDOSO JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ TADEU CARDOSO JÚNIOR
DATA: 29/11/2024
HORA: 08:30
LOCAL: NESC
TÍTULO: Avaliação dos efeitos da terapia floral e das práticas integrativas e complementares em pessoas com transtorno do espectro autista.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Práticas Integrativas e Complementares. Essências Florais. Homeopatia. Espectro Autista. Autismo.
PÁGINAS: 56
RESUMO: Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) envolve um conjunto de práticas de cuidado, algumas delas milenares, que vem sendo reconhecidas e sistematizadas no Sistema Único de Saúde através da política nacional de PICs desde 2006. Apesar dos avanços, ampliação de uso, e percepções de benefícios na qualidade de vida e melhoria de doenças em várias áreas, muitas práticas ainda tem poucos estudos publicados, a exemplo da Terapia Floral, e do uso das PICs em pessoas com Autismo. Objetivo: Avaliar os Efeitos da Terapia Floral e das Práticas Integrativas e Complementares em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: Este estudo foi realizado em duas etapas e faz parte de uma pesquisa maior de avaliação da Terapia Floral em Crianças e Adolescentes com Autismo. Neste recorte de pesquisa, avaliamos através de uma revisão sistemática as evidências disponíveis comparando o efeito de Práticas Integrativas para Crianças Autistas, e o feito da Terapia Floral nessas crianças através do questionário aberto realizado durante a coleta de dados do Ensaio Clínico. A pesquisa divide-se, portanto, em 2 Partes. A Parte I (Artigo 1) que compõe a revisão sistemática. A parte 2 (Artigo 2) a análise dos efeitos da terapia floral em crianças autistas através de uma análise quanti-qualitativa. Resultados: A Revisão Sistemática encontrou 128 artigos que avaliou as PICs em pessoas com Autismo, sendo 11 revisões sistematicas e 6 ensaios clínicos. Entre eles foram avaliadas evidências de práticas com musicoterapias, práticas com acupuntura e práticas com fitoterápicos. Os resultados da análise quanti-qualitativas ainda se encontram em fase de sistematização e ainda não serão apresentados na pré-banca. Considerações Finais: A revisão sistemática ajudou a sistematizar as evidências de algumas PICs para Autismo, o que se sugere que possa ser ampliado o uso seguro dessas práticas nessa população.Espera-se que a análise quali-quantitantiva do uso do floral possa trazer novas evidências para a utlização dessa prática em crianças e adolescentes autistas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1633107 - ALEXANDRE MEDEIROS DE FIGUEIREDO
Externo ao Programa - 1629242 - DANIELLY ALBUQUERQUE DA COSTA
Externo à Instituição - JOSEFA ELIANE RIBEIRO MENDES
Externo ao Programa - 330843 - MARIA DO SOCORRO SOUSA
Presidente - 1663135 - RICARDO DE SOUSA SOARES