PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EMERSON ARAÚJO DO BÚ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMERSON ARAÚJO DO BÚ
DATA: 21/08/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 01 do PPGPS
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO VITILIGO: DIMENSÕES SIMBÓLICAS DA MARCA BRANCA
PALAVRAS-CHAVES: Vitiligo; Representações Sociais; Psicologia Social.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: O Vitiligo e uma afeccao de etiologia complexa e nao consensual, que estima atingir ate 2% da populacao mundial, caracterizando-se por provocar a formacao de acromias atraves da despigmentacao da pele. Consensualmente, entende-se que se apresenta de forma assintomatica na dimensao fisico-organica de quem o dispoe. Nao obstante, as maculas esbranquicadas provocam experiencias subjetivas e intersubjetivas de estranhamento, causadas, prevalentemente, pela sua exposicao no contexto social. Destarte, pode-se dizer que o Vitiligo nao e apenas mais uma doenca que compoe o quadro nosografico das afeccoes de pele, mas e, sobretudo, um objeto gerador de Representacoes Sociais (RS), que servem como guias do comportamento frente a este quadro. Nesse contexto, tendo-se em vista que os estudos desenvolvidos sobre a tematica, em grande maioria, focam aspectos biologicos do processo de adoecimento da pele e, consecutivamente, demonstrando-se a incipiencia de pesquisas que apreendam a afeccao de forma holistica, a presente dissertacao buscou ampliar a compreensao do Vitiligo a partir da otica de quem o possui, considerando-se seus valores, percepcoes, opinioes e ideias. Para tanto, foram realizados dois estudos empiricos. O primeiro objetivou apreender as RS do Vitiligo elaboradas por pessoas que possuem tal afeccao. Nesse, participaram 196 brasileiros, de todas as regioes do pais, com idades de 18 a 70 anos (M=38,85; DP=12,53), prevalentemente do sexo feminino (70,02%), atraves da resolucao online de um questionario sociodemografico e da pergunta: “Para voce, o que e Vitiligo?”. A Classificacao Hierarquica Descendente e a Analise de Similitude do material coletado permitiram identificar enfoques multifacetados de compreensao da doenca, em que o conteudo emergido por meio da fala dos atores sociais ancora o entendimento desta a um saber de ordem ora apenas dermatologico/biomedico, ora psicodermatologico. Ja o segundo estudo teve por objetivo identificar o nucleo central e elementos perifericos das RS do Vitiligo, bem como da autoimagem que pessoas com a afeccao possuem. Esse contou com a participacao de 370 participantes de todas as regioes do Brasil, com idades de 18 a 67 anos (M=35,71; DP=12,11), prevalentemente do sexo feminino (80,7%), por meio da resposta online de um questionario sociodemografico e da Tecnica de Associacao Livre de Palavras (TALP). Destaca-se que, na TALP, a evocacao de respostas dos participantes foi dada a partir dos estimulos indutores “Vitiligo” e “eu mesmo”, estando o ultimo relacionado a percepcao que a pessoa com a doenca tem sobre si mesma. Os resultados indicaram, atraves da proeminencia de evocacoes de ordem psicossocial, que as marcas de Vitiligo nao se restringem a pele, mas sobrepoem-se a esta, uma vez que as possuir, na dinamica social estigmatizante e preconceituosa, afeta negativamente a vivencia social, a autoimagem e a autoestima das pessoas com a afeccao, ocasionando sentimentos autodepreciativos caracteristicos na autoestigmatizacao. Em linhas gerais, os resultados dos dois estudos empiricos realizados evidenciaram que a compreensao do Vitiligo e perpassada por dimensoes biopsicossociais. Tratam-se de contribuicoes significativas e inovadoras para a compreensao da afeccao, ampliando-se o dialogo entre a Psicologia Social e a Dermatologia, no que diz respeito a producao social de saude.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Interno - 1285229 - SILVANA CARNEIRO MACIEL
Externo à Instituição - ROSEANE CHRISTHINA DA NOVA SA