PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: Lidianny do Nascimento Gonçalves Braga

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Lidianny do Nascimento Gonçalves Braga
DATA: 28/09/2018
LOCAL: Auditório 1 da Central de Aulas - UFPB
TÍTULO: PELO DIREITO À SAÚDE E PELA SAÚDE ENQUANTO UM DIREITO:VULNERABILIDADES E PRÁTICAS DE CUIDADO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE NO CONTEXTO RURAL
PALAVRAS-CHAVES: saúde, vulnerabilidades, contexto rural.
RESUMO: RESUMO A garantia do direito à saúde no Brasil foi marcada pela Constituição Federal de 1988 e pela implantação do SUS, resgatando o compromisso do Estado para com o bem-estar social. Desde então, muitos são os desafios enfrentados para a sua consolidação, tornando-se importante conhecer e discutir o “SUS vivo”, aquele que acontece nas relações estabelecidas dentro dos serviços partindo do ponto de vista da micropolítica, sendo no território que o cuidado em saúde acontece, pois é nele em que se fabricam as relações, seus limites e suas possibilidades. Com o aporte teórico da Percepção Social e o quadro conceitual da Vulnerabilidade e Direitos Humanos, este estudo tem como objetivo investigar as vulnerabilidades e as práticas de cuidado em saúde na atenção básica que repercutem na garantia do direito à saúde e na efetivação desta enquanto tal no contexto rural paraibano. Para tanto, propôs-se dois estudos interdependentes, o primeiro partindo das percepções dos usuários e o segundo dos profissionais de saúde. Método: Estudo 1: A amostra, por conveniência, foi composta por 689 usuários da atenção básica de 37 municípios rurais da Paraíba, sendo utilizado um questionário com 47 questões, incluindo dados sociodemográficos e questões abertas, as quais estão sendo categorizadas, sendo tais dados analisados através de estatística descritiva e inferencial. Estudo 2: A amostra, por conveniência, foi composta por 122 profissionais pertencentes à equipe de saúde de 36 serviços de 17 municípios selecionados a partir do Estudo I, representativos das regiões de saúde do Estado. Foi utilizado um questionário estruturado com 57 questões, incluindo aspectos sócio demográficos e laborais e o uso da Técnica de Associação Livre de Palavras a partir dos estímulos “SUS” e “saúde”, sendo as enunciações categorizadas a posteriori. Além disso, foram realizadas 70 entrevistas semiestruturadas. Os dados dos questionários estão sendo analisados através de estatística descritiva e inferencial e as entrevistas passarão por análise categorial temática. Resultados preliminares: Estudo 1: Compreendendo o perfil dos participantes, a maioria é do sexo feminino (75,2%), com idades variando entre 21 e 85 anos (M=43,5; DP=14,7), de baixa escolaridade (59,9%), em relacionamento estável (70,2%) e da religião católica (79,9%), considerando-se muito religiosos (50,4%). Socioeconomicamente, a maioria tinha baixa renda (77,3%, considerando até dois salários mínimos), sendo a agricultura a atividade mais referida (24,2%) e indicando não receberem nenhum benefício governamental (71,4%). Os demais dados estão sendo analisados. Estudo 2: Os profissionais eram na maioria do sexo feminino (81%), com idades variando entre 20 e 72 anos (M=37,1; DP=10,2), com curso superior (56,6%), em relacionamento estável (58,2%) e da religião católica (81%), considerando-se religiosos (54,1%). O perfil laboral aponta a maioria da área de enfermagem (52,4%), com pouco tempo de trabalho no atual serviço (46,2%) e na atenção básica (39,3%), carga horária semanal de 40h (82,6%), e apenas naquele serviço (67,8%). Os demais dados também estão em fase de análise.
Presidente - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Interno - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO