PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO FRANCISCO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO FRANCISCO DE ANDRADE
DATA: 21/09/2018
LOCAL: Sala de reunião do CCHLA
TÍTULO: Estilos de socialização parental, orientação para o perdão e suas relações com o ajustamento psicológico positivo na juventude e vida adulta
PALAVRAS-CHAVES: Socialização; Perdão; Ajustamento.
RESUMO: Estudos em diferentes culturas têm apontado para o papel central dos estilos de controle exercidos pelos pais no desenvolvimento psicossocial dos filhos. Considerado o protótipo da parentalidade, o estilo Autoritativo, caracterizado por elevados níveis de controle e consideração dos sentimentos e opiniões dos filhos, tem sido associado ao seu ajustamento psicológico e acadêmico. Entretanto, evidências têm apontado melhores indicadores de ajustamento entre os filhos de pais Indulgentes (baixo controle e elevada consideração), sobretudo em contextos latinoamericanos. Neste sentido, a presente tese busca, por meio de dois estudos empíricos, identificar as relações entre os estilos de socialização empregados pelos pais e o ajustamento positivo dos filhos. Ademais, objetiva-se analisar em que medida os estilos parentais se relacionam com a transmissão de valores, especificamente a orientação para o perdão de ofensas interpessoais. O primeiro estudo, cujo objetivo foi testar a validade ecológica do modelo quaternário dos estilos de socialização parental, contou com a participação de oitenta (80) universitários, que responderam à Escala de Socialização Parental na Adolescência (ESPA-29). Este instrumento permite mensurar o emprego de sete práticas parentais (afeto, indiferença, diálogo, displicência, privação, coerção verbal e coerção física). Foram realizadas análises de clusters que permitiram corroborar a ocorrência dos quatro estilos de socialização preconizados pela literatura (Autoritativo, Autoritário, Indulgente e Negligente), baseados em duas grandes dimensões parentais (Severidade/Imposição e Aceitação/Implicação). O segundo estudo, em fase de finalização, contou com a participação de 352 universitários que responderam, além da ESPA-29, à Escala de Orientação para o Perdão – desenvolvida para avaliar o nível de concordância e de atitude favorável ao uso do perdão como estratégia de resolução de conflitos interpessoais, além de três indicadores de ajustamento psicológico positivo: Escala de Satisfação com a Vida (ESV), Questionário de Sentido de Vida (QSV) e Escala de Felicidade Subjetiva (EFS). Como resultados preliminares, tem-se que a Escala de Orientação para o Perdão apresentou estrutura unifatorial para cada uma de suas duas subescalas (Concordância e Atitude), além de adequados coeficientes de consistência interna (α = 0,91 e 0,94, respectivamente). Os resultados da ESPA-29 corroboram a ocorrência dos quatro estilos de socialização, com predominância do estilo Indulgente (40,9%), seguido pelo Autoritativo (25,3%), Negligente (21,5%) e Autoritário (12,3%). Por fim, novas análises testarão as relações estabelecidas entre os estilos parentais, a orientação para o perdão e os indicadores de ajustamento positivo (felicidade subjetiva, satisfação com a vida e sentido de vida), visando a construção de um modelo geral que explique as relações entre os construtos.
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Interno - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Externo ao Programa - 004.150.295-70 - PABLO VICENTE MENDES DE OLIVEIRA QUEIROZ - UFRN