PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ALESSANDRO TEIXEIRA REZENDE

DISCENTE: ALESSANDRO TEIXEIRA REZENDE
DATA: 21/02/2019
LOCAL: UFPB
TÍTULO: ENTENDENDO AS CRENÇAS EM TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE E VALORES HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Teorias da conspiração, validação, valores humanos, personalidade.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Esta dissertacao objetivou verificar em que medida os tracos de personalidade e valores humanos explicam as crencas em teorias da conspiracao. Neste sentido, quatro estudos empiricos foram realizados. O Estudo 1 objetivou mapear os significados que os individuos atribuem as teorias da conspiracao. Participaram 383 estudantes universitarios de instituicoes publicas de Joao Pessoa-PB, com media de idade de 21 anos (DP = 5,07). Estes responderam, alem de perguntas sociodemograficas, a um roteiro de entrevista composta por duas questoes abertas. Em sintese, os resultados mostraram-se congruentes com as pesquisas internacionais realizadas na psicologia, sugerindo que as teorias da conspiracao podem ser compreendidas como tendo uma funcao explicativa para eventos da realidade social. O Estudo 2 versou sobre a elaboracao da Escala de Crencas Gerais Conspiratorias (ECGC), nos quais foram construidos itens tendo como base as estruturas lexicas encontradas no estudo 1 e os instrumentos disponiveis na literatura. Participaram 229 estudantes universitarios de uma instituicao publica de Joao Pessoa-PB, com media de idade de 21 anos (DP = 4,50) que responderam a versao inicial da ECGC, composta por 39 itens, e perguntas demograficas. Uma Analise dos Componentes Principais (rotacao varimax) indicou uma solucao pentafatorial para o instrumento com indicadores aceitaveis de fidedignidade. Cada dimensao foi composta por tres itens: Manipulacao farmaceutica (α = 0,75), Conspiracoes globais (α = 0,80), Manipulacao de grupos secretos (α = 0,80), Encobrimento de contato extraterrestre (α = 0,92) e Controle de informacoes (α = 0,60). A ECGC explicou 55,4% da variancia total. Em razao de as analises deste estudo serem eminentemente exploratorias, decidiu-se realizar o Estudo 3, que objetivou confirmar as estruturas fatoriais previamente observadas. Participaram 229 estudantes de uma instituicao publica de Joao Pessoa-PB, com media de idade de 21 anos (DP = 5,31), que responderam a versao reduzida da ECGC, e questoes demograficas. Testaram-se modelos alternativos, nao obstante o modelo bifator (e.g., CFI = 0,96; TLI = 0,94; RMSEA = 0,06) apresentou melhor ajuste; ademais, a estabilidade temporal da escala avaliada em um intervalo de trinta dias revelou um valor de correlacao elevado nos dois momentos de aplicacao (r = 0,85). Com evidencias preliminares que atestam a adequacao da ECGC, partiu-se para o Estudo 4, objetivando verificar a relacao entre valores humanos, tracos de personalidade e crencas em teorias da conspiracao. Participaram 205 estudantes universitarios de uma instituicao publica da cidade de Joao Pessoa-PB, com media de idade de 21 anos (DP = 5,14), que responderam a versao adaptada da ECGC, o Inventario dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade, o Questionario dos Valores Basicos e questoes demograficas. Os resultados indicaram que tracos de personalidade e valores humanos foram bons preditores das crencas em teorias da conspiracao, ademais, o modelo explicativo proposto apresentou indicadores de ajuste satisfatorios (e.g., CFI = 0,95, TLI = 0,90). Estima-se que os objetivos propostos foram alcancados, com a construcao de uma medida de autorrelato para avaliar as crencas em teorias da conspiracao, apresentando evidencias preliminares de sua validade fatorial e consistencia interna, alem de aumentar o entendimento que se tem em torno das teorias da conspiracao a partir das relacoes que ela estabelece com outros construtos.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA