PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELDO LIMA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELDO LIMA LEITE
DATA: 04/02/2019
LOCAL: 508
TÍTULO: Análise da relação entre a percepção da eficácia do Movimento Negro e o preconceito racial
PALAVRAS-CHAVES: Eficácia do Movimento Negro; Preconceito Racial; Representações Sociais; Minorias.
RESUMO: Esta tese objetivou testar a hipótese de que a relação entre a Percepção de Eficácia do Movimento Negro e o preconceito racial é explicada pelas representações sociais deste movimento. Para alcançar este objetivo, esta tese foi composta por dois artigos. O primeiro artigo buscou verificar quais as representações sociais que os brasileiros têm do Movimento Negro e verificar se nestas representações há conteúdos que possibilitem afirmar se este Movimento tem sido percebido de forma eficaz. Participaram deste estudo 173 estudantes universitários do estado da Paraíba, com idades média de 22.16; DP= 5.4; sendo 32,9% do sexo masculino e 67,1% do sexo feminino. A renda média dos participantes foi de R$ 5450,80; DP= 5368,26. Referente à cor 40% eram da cor branca e 60% da cor parda. Os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo e análise léxica. Os resultados demonstraram que o Movimento Negro é representado por ideias referentes à natureza dos conflitos vivenciados pela população negra, a evocações referentes à escravidão; assim como por uma visão ativa de enfrentamento de tais problemas sociais. A análise léxica da justificativa da eficácia do Movimento demonstrou que o Movimento Negro é percebido a partir de diferentes visões sociais: Desamparo social, Indiferença Social; Visão Positiva e Visão Negativa do Movimento. Por fim, os resultados relativos às conquistas demonstraram que a luta contra a discriminação, as políticas de cotas, a abolição da escravatura, a valorização da identidade negra são as principais conquistas já alcançadas pelo Movimento. Já o Artigo 2 buscou testar a hipótese de que a relação entre a Percepção de Eficácia do Movimento Negro e o preconceito racial é explicada pelas representações sociais deste movimento. Estas representações foram derivadas do Artigo 1 desta tese. Primeiramente foi realizado um estudo piloto com 164 estudantes universitários do Estado da Paraíba, com idades média de 22,20; DP= 5,46, sendo 31,1% do sexo masculino e 68,9% do sexo feminino. A renda média dos participantes foi de R$ 5298,46; DP= R$ 5172,41. Referente à cor 41,1% era da cor branca, 47,9% da cor parda e 11% da cor preta. Foi verificado que a Percepção de Eficácia do Movimento, operacionalizada em termos de conquistas, apresentou relação com variáveis de participação política, como previsto pela literatura. Em seguida foi realizado um segundo para testar a hipótese desta tese. Participaram deste estudo 171 indivíduos da população geral, com idades média de 31,48; DP= 9,52, sendo 35,1% do sexo masculino e 64,9% do sexo feminino. A renda média dos participantes foi de R$ 3882,26; DP= R$ 3497. Referente à cor 42,7% era da cor branca, 42,1% da cor parda e 15,2% da cor preta. Os resultados demonstraram que a Percepção de Eficácio do Movimento está relacionada de forma significativa com as medidas de preconceito racial. Todos os modelos de regressão derivados da relação entre a Percepção de Eficácia do Movimento e as medidas de preconceito racial foram mediadas pelas representações sociais do Movimento, confirmando a hipótese principal desta tese. Estes resultados sugerem que as representações sociais do movimento negro são um dos principais fatores que devem ser utilizados como instrumento político na luta do Movimento Negro contra o Preconceito Racial.
Presidente - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Interno - 1520147 - JULIO RIQUE NETO