PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THAMIRES PEREIRA ALVES

DISCENTE: THAMIRES PEREIRA ALVES
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Sala 1 PPGPS
TÍTULO: COPING ATRAVÉS DO USO DE MÍDIAS E SUA RELAÇÃO COM A PERSONALIDADE E O BEM-ESTAR SUBJETIVO
PALAVRAS-CHAVES: validação; mídias; coping; personalidade; bem-estar subjetivo.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: A presente dissertacao teve como objetivo adaptar e reunir evidencias de validade e precisao de tres escalas de coping atraves do uso de midias, a Escala de Coping atraves da Leitura de Livros, a Escala de Coping atraves de Assistir Filmes e Series, e a Escala de Coping atraves do Uso da Internet. Alem disso, buscou-se investigar suas relacoes com os tracos da personalidade e o bem-estar subjetivo. Para tal, foram realizados tres estudos empiricos com estudantes do Ensino Medio e do Ensino Superior do Estado da Paraiba, Brasil. No Estudo 1, a Analise Fatorial Exploratoria (AFE) recomendou a solucao trifatorial, conforme descrito na literatura especializada, apresentando as variaveis latentes coping focado na emocao, coping focado no problema e coping evitacao. Os percentuais de variancia explicada variaram entre 71,65% e 76,8% (α≥0,89; λ-2≥0,89), indicando estrutura fatorial apropriada e confiavel, visto os bons indices de consistencia interna nos tres instrumentos. No Estudo 2, a Analise Fatorial Confirmatoria (AFC) ratificou as validades das estruturas fatoriais com tres dimensoes nas escalas propostas. A partir da testagem dos modelos alternativos, os modelos trifatoriais (original e reduzido) exibiram melhores indices de ajuste, sendo considerados equivalentes. Portanto, optou-se pelo modelo trifatorial original, uma vez que o mesmo mostrou adequacao satisfatoria aos dados e, alem dos criterios estatisticos, ponderou-se o significado teorico pertinente a extracao destes fatores. Subsequentemente, o Estudo 3 revelou que ouvir musicas e o comportamento de coping mais utilizado pela amostra em questao, enquanto a leitura de livros apresentou media consideravelmente inferior, sendo esta a estrategia menos usada. O fator coping focado na emocao foi o mais empregado, principalmente pelas mulheres, apresentando correlacoes com agradabilidade, conscienciosidade, satisfacao com a vida e afetos positivos. O coping focado no problema exibiu relacionamento positivo com a abertura a experiencia e os afetos positivos, no entanto o coping evitacao correlacionou-se com neuroticismo e afetos negativos, sendo o estilo menos empregado. Tambem foi verificada a presenca de relacoes significativas entre os tracos de personalidade e as dimensoes do bem-estar subjetivo. Os padroes de relacionamento verificados determinaram que o coping focado na emocao prediz a satisfacao com a vida, os afetos positivos e os afetos negativos, ja o coping focado no problema predisse os afetos positivos e negativos, enquanto o coping evitacao os afetos negativos. Observou-se tambem o aumento da variancia predita com a entrada da variavel agradabilidade nas relacoes do coping focado na emocao e do coping focado no problema com os afetos positivos, sugerindo que os individuos com fortes tracos de agradabilidade tendem a recorrer as estrategias emocionais e de resolucao de problemas a fim de otimizarem seus afetos positivos. As estimativas de correlacao e predicao mostraram-se em concordancia com o aporte teorico e empirico, indicando que as caracteristicas positivas da personalidade e do BES implicam nas estrategias focadas na emocao e no problema, enquanto as caracteristicas negativas sao arroladas ao estilo evitacao. Isto posto, espera-se que as medidas validadas e suas implicacoes sejam uteis para pesquisas futuras voltadas a tematica do coping e midias.
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO