PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RÔMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RÔMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Sala 404 B
TÍTULO: SOCIALIZAÇÃO INFANTIL PARA O PERDÃO: O LUGAR DA EMPATIA MATERNA NESSE PROCESSO
PALAVRAS-CHAVES: Socialização materna; Empatia; Perdão Interpessoal, Validade fatorial.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: O objetivo desta tese foi verificar se a empatia materna pode explicar os estilos parentais maternos, a empatia do filho e as crencas das maes e filhos sobre o perdao, e foi desenvolvida em quatro capitulos teoricos e dois artigos empiricos. Possui tres referenciais teoricos principais, o de Maccoby e Martin que descreve como se da o processo de socializacao dos filhos pelos pais; o de Martin L. Hoffman que conceitua e mostra como pode ocorrer o desenvolvimento da empatia, e por fim, o referencial do perdao interpessoal, sob a perspectiva de Enright e Human Development Study Group. Considerando o atributo do perdao interpessoal em majorar as relacoes interpessoais e melhorar a saude mental, este trabalho possui como questao principal verificar se as maes poderiam socializar seus filhos para que apresentassem melhores atitudes para o perdao interpessoal. Ou seja, existe uma socializacao infantil para o perdao? Defenderemos que a resposta e positiva e que passa pela empatia materna, que e importante para os estilos parentais de aceitacao e implicacao e promovem a empatia dos filhos, por consequencia, favorecendo maior orientacao dos filhos para o perdao. Assim, a tese defendida e que a empatia materna, por meio da socializacao materna, e um elemento de estimulo aos posicionamentos dos filhos para o perdao. As analises dos dois artigos empiricos foram realizadas principalmente por meio da modelagem de equacoes estruturais. No primeiro, propos-se a buscar evidencias de validade fatorial e consistencia interna de duas medidas de perdao, sendo uma de concordancia com o perdao como forma de resolucao de problemas interpessoais e outra de atitudes com o perdao para resolucao desses conflitos. Realizou-se tres estudos, o primeiro e o segundo com amostra independentes de 200 estudantes universitarios e o terceiro com amostra de 400 mulheres e seus filhos. Evidenciou-se melhor ajuste de uma estrutura bi-fator, de dois conjuntos de quatro fatores opostos, sendo quatro relativos aos eventos de injusticas e quatro relativos aos personagens envolvidos na magoa. Os resultados mostram que o raciocinio do perdao e explicado por dois conjuntos de variaveis latentes distintas, o tipo de injustica e a pessoa perpetradora. O segundo artigo apresenta os resultados que respondem diretamente o objetivo da tese. Apos a confirmacao da medida de perdao, deu-se prosseguimento ao segundo estudo. Nele foi empregado a amostra de 400 maes e seus filhos (as), todos cursando o ensino medio em escolas no interior da Paraiba - Brasil. Utilizou-se as respostas das maes as escalas de perdao, de empatia (Interpersonal Reactivity Index) e um questionario demografico. Os filhos (as) responderam a escala de socializacao parental na adolescencia (ESPA 29), a de empatia (Interpersonal Reactivity Index), a de perdao e um questionario sociodemografico. Os resultados confirmaram a implicacao da empatia materna em todo o processo de socializacao dos filhos para o perdao. Alem disso, tambem se verificou que a empatia do filho media a relacao entre a dimensao aceitacao/implicacao da socializacao e crenca do filho sobre o perdao. Outro resultado a ser mencionado foi a conservacao da congruencia de orientacao sobre o perdao entre maes e filhos. Por fim, considera-se que os resultados corroboraram a tese defendida e que contribuem para ampliacao dos modelos de socializacao voltados para o desenvolvimento moral.
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO