PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON MESQUITA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON MESQUITA DO NASCIMENTO
DATA: 16/05/2019
LOCAL: Sala de Reuniões
TÍTULO: Medindo Valores Humanos Através de Processamento de Linguagem Natural
PALAVRAS-CHAVES: valores humanos, processamento de linguagem natural, dados textuais.
RESUMO: O estudo dos valores humanos ocupa um lugar central dentro da Psicologia Social. Os valores humanos são definidos como características abstratas que servem como princípio-guia na vida dos indivíduos. Desde a segunda metade do século passado, foram propostos alguns modelos teóricos que buscaram identificar de que maneira os valores humanos estão organizados. Dentre estes, a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos emergiu, partindo do pressuposto de que a estrutura dos valores humanos é definida por duas funções principais: guiar o comportamento e expressar cognitivamente as necessidades dos indivíduos. O cruzamento dessas funções dá origem a um modelo com seis subfunções valorativas que variam em relação ao tipo motivador (humanitário ou materialista) e ao tipo de orientação (social, central e pessoal). No tocante à estratégia metodológica para a mensuração dos valores humanos, esta tem se pautado quase que exclusivamente em medidas de autorrelato. No entanto, avanços tecnológicos recentes tem permitido o desenvolvimento de estratégias de análise que possibilitam extrair características psicológicas relevantes de dados quantitativos oriundos de bases textuais, campo conhecido como processamento de linguagem natural. A presente tese tem como objetivo geral testar a hipótese de que o uso do processamento de linguagem natural é adequado para mensurar os valores humanos a partir de indicadores léxicos (palavras). Esta tese encontra-se dividida em três artigos. O primeiro trata-se de um artigo teórico que buscou identificar quais os aspectos principais da natureza dos valores humanos que influenciam em sua mensuração. No segundo artigo foi utilizada a estratégia de vocabulário fechado para analisar 33.941 discursos de deputados federais na Câmara Legislativa Brasileira entre os anos de 2011 e 2014. Nesta, os valores humanos foram mensurados a partir de um vocabulário de palavras pré-definido, selecionadas a partir de um processo de análise de juízes. Para o desenvolvimento deste vocabulário, partiu-se de um conjunto inicial de 100.886 palavras para chegar uma lista final de 24 indicadores léxicos, quatro para cada subfunção. Buscou-se averiguar a validade do vocabulário ao observar se os indicadores léxicos das subfunções apresentavam maior co-ocorrência com indicadores da mesma subfunção do que de subfunções diferentes, bem como sua confiabilidade medida através da estabilidade temporal ao longo do período pesquisado. Por fim foi analisado se variáveis individuais (e.g. gênero, idade) ou contextuais (e.g. partido político, estado de origem) possuem poder explicativo sobre as frequência em que cada deputado se refere a cada subfunção valorativa em seu discurso. O terceiro artigo utilizará a estratégia de análise de vocabulário aberto, no qual não é utilizado qualquer vocabulário prévio e as palavras que se associam em maior medida à variável alvo são selecionadas a partir do próprio texto. Neste estudo o corpus textual é um banco de dados coletados no Twitter entre os meses de julho e agosto de 2018. Foram coletados 2.277.832 tweets de 2.496 usuários, os quais também responderam ao Questionário de Valores Básicos. Serão utilizadas técnicas de aprendizagem de máquina não supervisionada para verificar quais palavras possuem maior poder explicativo sobre o escore no QVB de cada subfunção. Esta etapa ainda encontra-se em desenvolvimento. Os resultados do segundo artigo mostram que os indicadores léxicos de cada subfunção apresentaram maior índice de co-ocorrência com indicadores da mesma subfunção valorativa do que com outras, t (17) = 4,12, p = 0,001. Ademais, a média da correlação teste-resteste das subfunções valorativas ao longo dos intervalos entre 2011 e 2014 foi de 0,70 dando indícios da estabilidade temporal do vocabulário proposto. Por fim, análises de regressão multinível demonstraram haver efeito do gênero e de ideologia partidária na prevalência dos indicadores léxicos de valores nos discursos dos deputados. Espera-se que a presente tese contribua para a mensuração dos valores humanos através de dados textuais, de modo a complementar aqueles provenientes de medidas de autorrelato e permitindo a análise de bases de dados de linguagem natural disponíveis aos pesquisadores em grande volume (e.g. mensagens de redes sociais).
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA