PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ELDO LIMA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELDO LIMA LEITE
DATA: 27/06/2019
LOCAL: Sala Multimídia
TÍTULO: O papel das representações socias na relação entre a percepção de eficácia do Movimento Negro e o preconceito racial
PALAVRAS-CHAVES: Eficácia do Movimento Negro; Preconceito Racial; Representações Sociais; Minorias Sociais.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: Esta tese objetivou testar a hipotese de que a relacao entre a Percepcao de Eficacia do Movimento Negro e o preconceito racial e explicada pelas representacoes sociais deste Movimento. Para alcancar este objetivo esta tese foi composta por dois artigos. O primeiro artigo buscou verificar quais as representacoes sociais que os brasileiros tem do Movimento Negro e verificar se nestas representacoes ha conteudos que possibilitem afirmar se este Movimento tem sido percebido de forma eficaz. Participaram deste estudo 173 estudantes universitarios do estado da Paraiba, com idades media de 22.16; DP= 5.4; sendo 32,9% do sexo masculino e 67,1% do sexo feminino. Referente a cor 40% eram da cor branca e 60% da cor parda. Os dados foram analisados por meio da tecnica da analise de conteudo e analise lexica. Os resultados demonstraram que o Movimento Negro e representado por ideias referentes a natureza dos conflitos vivenciados pela populacao negra, a evocacoes referentes a escravidao; assim como por uma visao ativa de enfrentamento de tais problemas sociais. A analise lexica da justificativa da eficacia do Movimento demonstrou que o Movimento Negro e percebido a partir de diferentes visoes sociais: Desamparo social, Indiferenca Social; Visao Positiva e Visao Negativa do Movimento. Por fim, os resultados relativos as conquistas demonstraram que a luta contra a discriminacao, as politicas de cotas, a abolicao da escravatura, a valorizacao da identidade negra sao as principais conquistas ja alcancadas pelo Movimento. Ja o Artigo 2 buscou testar a hipotese de que a relacao entre a Percepcao de Eficacia do Movimento Negro e o preconceito racial e explicada pelas representacoes sociais deste Movimento. Estas representacoes foram derivadas do Artigo 1 desta tese. Primeiramente foi realizado um estudo piloto com 164 estudantes universitarios do Estado da Paraiba, com idades media de 22,20; DP= 5,46, sendo 31,1% do sexo masculino e 68,9% do sexo feminino. Referente a cor, 41,1% era da cor branca, 47,9% da cor parda e 11% da cor preta. Foi verificado que a Percepcao de Eficacia do Movimento, operacionalizada em termos de conquistas, apresentou correlacoes significativas com variaveis de participacao politica, como previsto pela literatura. Em seguida foi realizado um segundo estudo para testar a hipotese desta tese. Participaram deste estudo 171 individuos da populacao geral, com idades media de 31,48; DP= 9,52, sendo 35,1% do sexo masculino e 64,9% do sexo feminino. Referente a cor 42,7% era da cor branca, 42,1% da cor parda e 15,2% da cor preta. Os resultados demonstraram que a Percepcao de Eficacia do Movimento esta relacionada de forma significativa com o preconceito racial. Em todos os modelos a relacao entre a Percepcao de Eficacia do Movimento e o preconceito racial foi mediada pelas representacoes sociais do Movimento, confirmando a hipotese principal desta tese. Por fim, foi realizado um terceiro estudo para testar a hipotese de que o efeito mediador das representacoes sociais no modelo e independente do efeito da variavel percepcao de ameaca real e simbolica. A amostra foi composta por 193 estudantes universitarios, com idades media de 20,93; DP = 4,24, sendo 45,6% do sexo masculino e 54,4% do sexo feminino. Referente a cor, 40,4% era da cor branca, 51,3% da cor parda e 8,3 da cor preta. Os resultados demonstraram que as representacoes do Movimento tem efeito independente das percepcoes de ameaca, mesmo estas tambem funcionando como variaveis mediadoras. Estes resultados sugerem que as representacoes sociais do Movimento Negro sao um dos principais fatores que devem ser utilizados como instrumento politico na luta do Movimento Negro contra o preconceito racial.
Presidente - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA