PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THIAGO MEDEIROS CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO MEDEIROS CAVALCANTI
DATA: 30/07/2019
LOCAL: Sala de Multimídia bloco C CCHLA
TÍTULO: ESTABILIDADE E MUDANÇA DOS VALORES HUMANOS: A DUALIDADE DOS PRINCÍPIOS DE VIDA
PALAVRAS-CHAVES: valores humanos; mudança; estudo longitudinal; meta-análise
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A presente tese objetivou contribuir para o entendimento das modificacoes que ocorrem com os valores humanos em nivel teorico e empirico. A estabilidade e mudanca e uma tematica a muito investigada. Entretanto, apenas recentemente uma atencao maior vem sendo despendida para os fatores que proporcionam as alteracoes e em quais condicoes ocorre. Neste sentido, de maneira geral, entende-se os valores humanos como principios-guia do comportamento e que representa cognitivamente as necessidades humanas, assim possui influencia sobre o individuo de forma transituacional. Esquematicamente a tese e formada por tres artigos. O primeiro trata dos 100 anos de pesquisa da variavel, e uma revisao historica mostrando a evolucao conceitual e empirica, discutindo sobre o seu passado, presente e futuro. O segundo artigo possui natureza meta-analitica, visa avaliar os estudos longitudinais de valores humanos nos ultimos 10 anos. Para tanto, inicialmente realizou uma revisao sistematica considerando a base de dados PsychINFO, chegando a um numero final de 4 artigos e 7 estudos com 1952 participantes de 6 paises diferentes. Na etapa seguinte processou a meta-analise por meio do software Comprehensive Meta-Analysis. Os resultados indicam elevada heterogeneidade para os dez tipos motivacionais, constatado pelo grafico de funil, o valor Q (p < 0,001) e o indice I². Os efeitos apontam para alta estabilidade dos valores, com valor medio do r da meta-analise de 0,64. O terceiro e um estudo empirico de carater longitudinal realizado ao longo de vinte e sete meses. Participaram 214 estudantes universitarios (63,4% do sexo feminino), com media de idade de 20,26 anos (DP = 4,67), de todos os cursos diurnos do campus I da Universidade Federal da Paraiba. Uma hipotese foi testada: plasticidade, isto e, os valores humanos mudam ao longo do tempo, mas sua estrutura permanece inalterada. O coeficiente de estabilidade permitiu entender que essa caracteristica e a mais saliente nos valores. Todavia, testando modelos lineares e curvilineos na Latent Growth Curve Model verificou mudancas nas subuncoes normativa (slope = -0,05; p < 0,05), experimentacao (slope = 0,10; p < 0,001) e realizacao (slope = -0,07; p < 0,001), compreendendo que o construto possui algum grau de alteracao. Em seguida examinou a estrutura nos tempos de mensuracao pelo Escalonamento Muldimensional, e depois comparando seus indices na Analise Procrustes Generalizada, os resultados permitiram concluir que sua composicao permanece inalterada com o tempo. Confia assim que a hipotese de estudo foi corroborada. Estima-se que a tese represente um arcabouco da tematica, mostrando evidencias empiricas e teoricas que permitem entender as modificacoes que ocorrem com o construto ao longo do ciclo vital.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA