PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANDERSON MESQUITA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON MESQUITA DO NASCIMENTO
DATA: 19/09/2019
LOCAL: Sala Multimídia Bloco C
TÍTULO: Medindo Valores Humanos por meio de Processamento de Linguagem Natural
PALAVRAS-CHAVES: valores humanos, processamento de linguagem natural, dados textuais.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: O estudo dos valores humanos ocupa um lugar central dentro da Psicologia Social. Os valores humanos sao definidos como caracteristicas abstratas que servem como principio-guia na vida dos individuos. Desde a segunda metade do seculo passado, foram propostos alguns modelos teoricos que buscaram identificar de que maneira os valores humanos estao organizados. Dentre estes, a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos emergiu, partindo do pressuposto de que a estrutura dos valores humanos e definida por duas funcoes principais: guiar o comportamento e expressar cognitivamente as necessidades dos individuos. No tocante a estrategia metodologica para a mensuracao dos valores humanos, esta tem se pautado quase que exclusivamente em medidas de autorrelato. No entanto, avancos tecnologicos recentes tem permitido o desenvolvimento de estrategias de analise que possibilitam extrair caracteristicas psicologicas relevantes de dados quantitativos oriundos de bases textuais, campo conhecido como processamento de linguagem natural. A presente tese tem como objetivo geral testar a hipotese de que o uso do processamento de linguagem natural e adequado para mensurar os valores humanos a partir de indicadores lexicos (palavras). Esta tese encontra-se dividida em tres artigos. O primeiro trata-se de um artigo teorico que buscou identificar quais os aspectos principais da natureza dos valores humanos que influenciam em sua mensuracao. No segundo artigo foi utilizada a estrategia de vocabulario fechado para analisar 33.941 discursos de deputados federais na Camara Legislativa Brasileira entre os anos de 2011 e 2014. Nesta, os valores humanos foram mensurados a partir de um vocabulario de palavras pre-definido, selecionadas a partir de um processo de analise de juizes. Para o desenvolvimento deste vocabulario, partiu-se de um conjunto inicial de 100.886 palavras para chegar uma lista final de 24 indicadores lexicos, quatro para cada subfuncao. Os resultados do segundo artigo mostraram que os indicadores lexicos de cada subfuncao apresentaram maior indice de co-ocorrencia com indicadores da mesma subfuncao valorativa do que com outras, t (17) = 4,12, p = 0,001. Ademais, a media da correlacao teste-resteste das subfuncoes valorativas ao longo dos intervalos entre 2011 e 2014 foi de 0,70 dando indicios da estabilidade temporal do vocabulario proposto. Por fim, analises de regressao multinivel demonstraram haver efeito do genero e de ideologia partidaria na prevalencia dos indicadores lexicos de valores nos discursos dos deputados. O objetivo do terceiro estudo foi investigar quais caracteres de linguagem tem maior relacao com diferentes tipos de valores basicos, usando como base a teoria funcionalista dos valores. Para tal, foram utilizadas tanto abordagens de vocabulario fechado (Linguistic Inquiry and Word Count) e vocabulario aberto (Differential Language Analysis) para analisar 1.110.080 tweets de 1.883 participantes (80,4% do sexo feminino), os quais responderam aos 18 itens do questionario de valores basicos. Os resultados mostraram que cada uma das subfuncoes valorativas apresentou associacoes positivas com caracteres de linguagem que dao suporte a sua validade de face e que apontam para relacoes com o comportamento previamente encontradas na literatura. No padrao das relacoes negativas, houve uma predominancia de linguagem sugestiva de afetos negativos, instabilidade emocional e angustia pessoal para quase todas as subfuncoes valorativas. Os achados sugerem que a linguagem do Twitter pode ser utilizada para caracterizar os valores dos individuos. Espera-se que a presente tese contribua para a mensuracao dos valores humanos atraves de dados textuais, de modo a complementar aqueles provenientes de medidas de autorrelato e permitindo a analise de bases de dados de linguagem natural disponiveis aos pesquisadores em grande volume (e.g. mensagens de redes sociais).
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA