PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: GABRIELA MARCOLINO MACHADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA MARCOLINO MACHADO
DATA: 31/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 404B
TÍTULO: CONCEPÇÕES SOBRE O PRIMEIRO ANO DE VIDA DO BEBÊ: REDES DE APOIO E FONTES DE INFORMAÇÕES PARENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Concepções parentais; primeiro ano de vida; fontes de informação; redes de apoio
PÁGINAS: 206
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
RESUMO: As concepções parentais sobre o desenvolvimento infantil influenciam a interação pais-bebês e estão relacionadas, dentre outros fatores, às informações que os pais buscam ou recebem desde a gravidez e nos primeiros anos de vida do bebê. Partindo-se da perspectiva que o desenvolvimento humano é um processo cultural, portanto, deve ser compreendido a partir das práticas, dos ambientes e das circunstâncias culturais de um determinado grupo social, os quais constantemente se modificam (Bronfenbrenner, 1996; Harkness & Super, 1996; Rogoff, 2005). Este estudo tem como objetivo geral analisar as concepções maternas e paternas sobre o desenvolvimento no primeiro ano de vida do bebê, destacando-se as redes de apoio e as fontes de informações parentais. Através de um delineamento transversal, participaram desta pesquisa, 150 pais e mães primíparos com filhos de 3, 6, 9 ou 12 meses, de nível instrucional entre ensino médio incompleto e pós-graduação, moradores da cidade de João Pessoa (PB) e região metropolitana. A idade das mães variou entre 18 e 39 anos, com média de 27 anos (DP=5,26), a idade dos pais variou entre 19 e 41 anos, com média de 28 anos (DP=4,86). Foram utilizados um questionário sociodemográfico e duas entrevistas semiestruturadas: a primeira acerca do desenvolvimento infantil e das redes de apoio e a segunda sobre fontes de informações parentais. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados serão apresentados em dois eixos temáticos: Concepções parentais acerca do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida e Fontes de informações parentais. Em relação ao primeiro eixo, ao falarem sobre os seus filhos, os participantes evidenciaram aspectos: afetivos, da rotina, do temperamento, sobre a gravidez e parto, das habilidades dos filhos, das dificuldades enfrentadas e, em relação à primiparidade. Sobre a rede de apoio social, de modo geral, no grupo de pais que possuíam o ensino superior um houve um maior número de referência em relação à rede de apoio, do que no grupo de pais do ensino médio. Ainda em relação a rede de apoio, as participantes citaram suas mães, seus maridos e suas sogras. Os homens citam suas sogras, suas esposas e suas mães. Sobre os cuidados com os bebês, os participantes revelaram suas dificuldades, dúvidas e preocupações, as mais relatadas foram sobre a saúde do bebê, sobre aquisição de habilidades e sobre as dificuldades em torno da rotina como o cansaço e a renúncia e por não conseguirem conciliar suas atividades com as necessidades dos filhos. O mais gratificante para eles foi o sorriso do bebê e a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento do filho. Sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento infantil estão a interação social; os aspectos emocionais e o ambiente familiar. No que se refere ao segundo eixo, as fontes de informações mais utilizadas pelos participantes foram: os profissionais de saúde, familiares e sites. Os tipos de informações mais procurados são sobre: a saúde do bebê, alimentação, aquisições de habilidades infantis e os cuidados e rotinas com o bebê. Como pontos positivos, tais informações auxiliam na aquisição de conhecimento, na facilidade de buscar ou comparar informações; na autonomia e nas tomadas de decisões sobre práticas diárias. E como pontos negativos destacaram-se: o excesso de informações e a falta de confiança e, a padronização das informações. Ao fim deste estudo pôde-se compreender as concepções de pais primíparos sobre o desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, suas maiores dificuldades e dúvidas, bem como as novas configurações das fontes de informações que auxiliam o início da parentalidade. Deve-se considerar que estes dados são importantes para elaboração de programas de orientação de pais, mães e profissionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - LAISY DE LIMA NUNES
Externo à Instituição - LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA