PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GIULLIANY GONCALVES FEITOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIULLIANY GONCALVES FEITOSA
DATA: 26/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 513 CCHLA
TÍTULO: Concepções e expectativas parentais sobre o filho com Transtorno do Espectro Autista
PALAVRAS-CHAVES: Autismo, Família, Concepções
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Desenvolvimento Social e da Personalidade
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento que envolve comprometimentos nas áreas de socialização, comunicação e comportamento. As concepções dos pais sobre o autismo influenciam as práticas de cuidado e as interações com a criança, de modo a refletir no desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo investigar as concepções e expectativas parentais sobre a criança com TEA. Os participantes deste estudo são 30 mães e pais de crianças, com até cinco anos de idade, diagnosticadas com TEA. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados são uma ficha de dados da criança e do genitor e uma entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada em duas instituições: em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil e em um Centro Médico, ambos localizados na cidade de Campina Grande, na Paraíba. A análise dos dados ocorreu à luz da análise do conteúdo proposta por Bardin, e indica que as concepções parentais sobre o autismo se centram, especialmente, em não saber definir o TEA e em defini o TEA a partir das características e comportamentos apresentados pela criança. Já as expectativas parentais versam sobre o desejo de que o filho obtenha maior desenvolvimento nas áreas comprometidas pelo TEA, especialmente na socialização e linguagem. Além disso, os pais também nutrem expectativas de que o filho venha a ser independente e possa, futuramente, suprir suas próprias necessidades. Os resultados indicam que as concepções e expectativas parentais sobre o TEA são construções complexas que se relacionam com os fatores socioeconômicos e psicossociais da família, com as características da criança e do transtorno, com as informações recebidas, com o entendimento dos pais sobre o papel parental e com suas estratégias de ação. Os resultados deste estudo fornecem subsídios para elaboração de possíveis materiais instrucionais para as famílias, além de servir como base para elaboração de estratégias de ação e orientação junto a profissionais da saúde e a famílias de crianças com TEA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
Externo à Instituição - PEDRO DE OLIVEIRA FILHO