PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JUAN ALVES APOLINARIO

DISCENTE: JUAN ALVES APOLINARIO
DATA: 24/03/2020
LOCAL: Sala 508 CCHLA
TÍTULO: A CONCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DE UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Competência. Certificação de competência. Tecnologia da informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
ESPECIALIDADE: Fatores Humanos no Trabalho
RESUMO: As Certificações em Tecnologia da Informação (CTI) ocupam um espaço considerável nas discussões na área. Como modalidade de certificação focada em competências, torna-se um objeto de estudo relevante para o campo da psicologia social do trabalho ao englobar conceitos comuns ao campo. O presente estudo buscou explorar o tema da concepção acerca das CTIs através de um pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com profissionais de Tecnologia da Informação de uma capital do nordeste brasileiro e, para a análise dos dados, recorreu a análise de conteúdo temática, . Como aportes teóricos recorremos, no que tange ao tema competência, a Philippe Zarifian, e quanto ao debate sobre Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) utilizamos Umbelino, 2006; Marques, 2007; Cartaxo 2009; Nico, 2009; Lima, 2012 e Cavaco, 2016. Os resultados mostraram que os profissionais consideram esse tipo de certificação como relevante, mas explicitaram algumas limitações em relação aos critérios usados para avaliação das competências. Ao fim, foram feitos alguns apontamentos como propostas de melhorias baseado nos resultados obtidos.
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA