PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: VALÉRIA NICOLAU DE SOUSA

DISCENTE: VALÉRIA NICOLAU DE SOUSA
DATA: 30/03/2020
LOCAL: Sala 508 CCHLA
TÍTULO: A ATIVIDADE DE TRABALHO DE COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Atividade de trabalho. Coordenador de curso de graduação. Instituição de Ensino Superior Pública
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
ESPECIALIDADE: Fatores Humanos no Trabalho
RESUMO: Essa dissertação tem como objetivo analisar a atividade de trabalho de coordenadores de curso de graduação em uma instituição de ensino superior pública. Os objetivos específicos são: averiguar a existência de formação para o exercício da função; identificar as prescrições do trabalho existentes e confrontá-las com o trabalho efetivamente realizado; caracterizar as condições e a organização do trabalho; levantar as variabilidades no trabalho e seus modos de enfrentamento; verificar como se apresentam as relações intersubjetivas; identificar as fontes de sofrimento e prazer no trabalho e examinar a questão do reconhecimento no trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumentos um questionário sociodemográfico, uma entrevista individual semiestruturada e uma ficha para autoanálise do trabalho. Participaram nove coordenadores de variados centros de ensino e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram um certo padrão na rotina de trabalho da coordenação de graduação, variando entre picos intensivos de trabalho a períodos mais calmos. Quanto a formação, não se identificou nenhum treinamento prévio para a função de coordenador, para a qual concorrem, em geral, pessoas com alguma experiência anterior de gestão. Os dados apontaram que sugestões e propostas são frequentes da parte dos coordenadores, embora muitas não tenham o encaminhamento esperado. Os riscos psicológicos foram os mais apontados, especialmente o estresse decorrente do volume de trabalho. Outros tipos de riscos foram também assinalados. Os afastamentos, embora justificados, parecem ser evitados, indicando um provável presenteísmo em parcela dos entrevistados. O reconhecimento se expressa em homenagens públicas, ações e elogios. Não obstante, o reconhecimento institucional não foi mencionado. As principais fontes de prazer no trabalho são: resolver problemas, ajudar o aluno e as relações interpessoais. Como fontes de sofrimento, certas condutas de alunos, de professores, entre outros. Percebeu-se que a maior motivação do coordenador é a possibilidade de poder contribuir para o curso que o formou. Conclui-se enfatizando a necessidade de uma atenção maior à questão da saúde do coordenador e do estudante. Infere-se que este estudo possa ser usado para embasar políticas institucionais em prol da melhoria da saúde de discentes e docentes.
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO