PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: NOEMIA SOARES BARBOSA LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NOEMIA SOARES BARBOSA LEAL
DATA: 14/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PROJETOS DE VIDA: VIVÊNCIAS DE JOVENS COM TRAJETÓRIAS EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Juventude; Formação Profissional; Acolhimento Institucional; Políticas Sociais; Projeto de Vida
PÁGINAS: 261
RESUMO: Ancorada na Psicologia Histórico-Cultural, a tese busca compreender como se dá a construção de projetos de vida de jovens com trajetórias na Política de Acolhimento Institucional (PAI) a partir das vivências na Política de Formação Profissional (PFP). Utiliza a Triangulação metodológica, com diferentes técnicas de coleta e análise de dados, sujeitos e momentos no tempo. Desenvolve três estudos qualitativos, exploratórios de campo e faz uso do Diário de Campo. As entrevistas são analisadas mediante Análise de Conteúdo Temática com auxílio do MAXQDA. O Estudo I, desenvolvido em duas etapas, compreendeu: a) pesquisa documental nos prontuários individuais de jovens com trajetórias em sete instituições de acolhimento para caracterização dos jovens e da formação profissional por eles acessada, realizada entre abril e junho de 2018; e b) entrevistas com seis profissionais do acolhimento para identificar as concepções que guiam a operacionalização da PAI acerca da formação profissional e da construção de projetos de vida dos jovens, realizadas entre agosto e outubro de 2018. No Estudo II foram realizadas entrevistas semiestruturadas e individuais com oito jovens egressos da PAI e com inserção na PFP enquanto acolhidos, entre os meses de outubro de 2018 e fevereiro de 2019. O Estudo III tratou-se de uma pesquisa longitudinal com quatro jovens que estavam acolhidos em 2018 e inseridos na PFP, sendo cada um deles entrevistado em três momentos distintos, entre os anos de 2019 e 2020 e com encontros intervalados entre 6 e 9 meses. Os resultados dos Estudos I e II apontam que diante da inexistência de uma PFP, os profissionais recorrem a inserções pontuais dos acolhidos em diferentes propostas formativas, não necessariamente relacionadas a aprendizagem profissional; há uma leitura negativa dos profissionais quanto aos projetos de vida dos jovens; a formação profissional acessada pelos jovens é perpassada por conteúdos repetitivos e monótonos, sem aumento do nível de complexidade; os projetos de vida dos jovens são centralizados na atividade de trabalho para atender necessidades de subsistência e há indícios de que a formação profissional contribui para projetos de vida no âmbito profissional. Quanto ao Estudo III, as entrevistas estão em fase de análise.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 320651 - VANESSA ANDRADE DE BARROS
Externo ao Programa - 3089871 - MANUELLA CASTELO BRANCO PESSOA