PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMELLYNE LIMA DE MEDEIROS DIAS LEMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMELLYNE LIMA DE MEDEIROS DIAS LEMOS
DATA: 22/07/2020
LOCAL: Remoto Google Meet
TÍTULO: Transtorno do Espectro Autista: um estudo sobre concepções familiares e interações entre irmãos
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista; família; irmãos; modelo bioecológico.
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um continuum de prejuízos, com intensidades diferentes e manifestação precoce nos domínios sociocomunicativo e de comportamentos restritivos e repetitivos. Considerando estas características, as vivências a elas relacionadas e sua influência no desenvolvimento, destaca-se o papel dos contextos familiares e, mais especificamente, das interações estabelecidas entre os irmãos nesse processo. Fundamentada no modelo bioecológico, parte-se da compreensão de que múltiplos fatores se relacionam com estes contextos, sendo a convivência com um membro na família com TEA influenciada por uma variedade de aspectos relacionados as características das pessoas, processos, contextos e do tempo (PPCT). Nessa direção, esta tese objetiva analisar as concepções sobre vivências familiares e as interações entre irmãos focalizando famílias de jovens com TEA. Para tanto, foram realizados cinco estudos. O primeiro apresenta aspectos teóricos-metodológicos do modelo bioecológico articulando-os ao TEA e às vivências fraternas. Diante disso, evidencia-se a relevância da aplicabilidade do modelo ao fenômeno estudado por elucidar aspectos positivos do desenvolvimento que podem atuar sobre estas vivências auxiliando famílias e profissionais. O segundo objetivou analisar as concepções de mães, irmãos e jovens com TEA acerca de suas vivências familiares. Foram realizadas entrevistas com 12 mães, 17 irmãos e dois jovens com TEA, sendo transcritas e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que estes indivíduos utilizam fatores de proteção através de suas atividades, concepções e redes de apoio, mesmo diante de fatores de risco em seu desenvolvimento. O terceiro analisou três observações com três famílias, focando nas interações entre irmãos com desenvolvimento típico e aqueles com TEA nas situações de brincadeira livre, a partir de três estudos de caso. Utilizando-se de triangulação dos dados face aos diferentes instrumentos no delineamento da pesquisa, a ênfase foi nos processos proximais, analisados em termos de episódios interacionais. Os resultados indicaram a relevância das atividades cotidianas para o desenvolvimento dos irmãos. As interinfluências das dimensões PPCT foram elucidativas das interações, seu tempo de duração foi influenciado pelo conhecimento prévio das atividades e objetos e pelas características das interações entre pares, tendo a mediação materna um papel proeminente nesse processo. O quarto descreve uma experiência de devolutiva de pesquisa a partir da técnica de grupo focal e analisa os conteúdos que emergiram dos discursos de cinco mães de jovens autistas. O encontro foi gravado e registrado em diários de campo, sendo transcritos, analisados, discutidos e apresentados em oito categorias. Foram destacados pelas mães temas relacionados às transições ecológicas como: momento do diagnóstico, receio em relação à sua finitude e preparação dos filhos para essa etapa, além da necessidade de apoio, orientações e estratégias relacionadas à convivência com os filhos. O quinto versa sobre a experiência com quatro adolescentes, irmãos de indivíduos autistas diante da devolutiva da pesquisa a partir de uma roda de conversa. Os dados foram registrados através de gravações e diários de campo, sendo transcritos, analisados e discutidos com base na literatura. Os jovens demonstraram interesse no conhecimento das respostas dos pares denotando a importância da troca de experiências, relataram se sentirem representados com os resultados da pesquisa e elaboraram sugestões para outras famílias. Caracterizaram suas falas empatia, maturidade e naturalidade ao compartilharem seus relatos e verificou-se que as estratégias utilizadas pelas famílias e suas redes de apoio podem favorecer suporte emocional sendo, as interações estabelecidas nestes contextos, promotoras de desenvolvimento. Espera-se contribuir no âmbito de pesquisas e intervenções na área.
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO