PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA PORTO ALEXANDRINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA PORTO ALEXANDRINO
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: Psicologia histórico-cultural, arte e desenvolvimento humano: contribuições para prática de profissionais da educação infantil
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento humano, teoria histórico-cultural, educação infantil, imaginação, arte, psicologia escolar.
RESUMO: A arte é considerada uma ação humana intencional, que reúne elementos do meio cultural e influencia no desenvolvimento de funções psicológicas humanas, a exemplo da imaginação, potencializada pela diversidade de experiências vivenciadas pelos sujeitos. Apoiada em argumentos apresentados em pesquisas no campo da Educação Infantil e em documentos oficiais que orientam práticas neste contexto, esta Tese defende que a criança tem o direito à vivências estéticas que potencializem o desenvolvimento global infantil. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi analisar as concepções e atuação de profissionais de Educação Infantil sobre arte e suas configurações nesse contexto. Participaram deste estudo 14 profissionais da educação que atuavam junto a Centros de Referência em Educação Infantil (CREI), na cidade de João Pessoa-PB. Para atender aos objetivos deste estudo, foi realizado um levantamento da literatura em bases de dados acadêmicos sobre esta temática; a análise do perfil sociodemográfico dos profissionais participantes do estudo, uma análise de documentos oficiais de Centros de Referência em Educação Infantil- CREIS; entrevistas com profissionais da Educação Infantil; e observações em contextos de Educação Infantil, que incluíram o mapeamento dos espaços e fotografia das produções artísticas infantis. Os resultados deste estudo estão em processo de discussão, com base na Teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vigotski, incluindo aqui pesquisadores contemporâneos dessa vertente teórica e do campo da Educação Infantil. De maneira preliminar, pode-se afirmar que, no que se refere ao levantamento da literatura, a maior parte dos estudos relacionados à temática são voltados à contação de histórias, embora não tenham sido encontradas produções acadêmicas nas quais o psicólogo escolar seja o profissional que utiliza a arte como ferramenta de mediação nas instituições de educação infantil. A análise dos documentos oficiais das instituições de educação infantil pesquisadas permitiu identificar que a arte e a imaginação comparecem nestes documentos, contudo, associada a datas comemorativas e culminâncias de projetos. As entrevistas permitiram verificar que a arte é compreendida pelos profissionais entrevistados, pelas expressões de atos criativos infantis. Verificou-se ainda, a influência de práticas profissionais no desenvolvimento de funções psicológicas superiores, a exemplo da imaginação. As observações foram descritas, categorizadas e estão em processo de análise para posterior discussão. As discussões irão convergir para responder as questões propostas pela presente Tese, com destaque para o papel das interações educador-crianças e da arte no desenvolvimento humano. Defende-se o direito de crianças nos anos iniciais de escolarização vivenciarem experiências diversificadas de aprendizado, mediadas por profissionais de educação infantil que utilizem como ferramenta pedagógica, recursos estéticos e lúdicos.
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO