PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Noticias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE
DATA: 25/09/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: Análise da habilidade de atenção conjunta em interações educadora-bebê:
um estudo em contexto de creches
PALAVRAS-CHAVES: atenção conjunta, interação educadora-bebê, desenvolvimento infantil,
educação infantil.
PÁGINAS: 188
RESUMO: Os processos de desenvolvimento no primeiro ano de vida são marcados pela construção de
habilidades dos bebês, mediadas e co-construídas por um sujeito mais experiente de sua
cultura. Nesse período, os bebês desenvolvem a habilidade sociocognitiva da atenção
conjunta, considerada essencial no desenvolvimento da cognição social infantil. A
emergência da habilidade de atenção conjunta possibilita aos bebês se adaptarem ao mundo
que o cerca, por meio da compreensão dos outros como seres intencionais, e é considero um dos pilares para a aquisição da linguagem humana. A base para a formação e
desenvolvimento da atenção conjunta são as trocas intersubjetivas estabelecidas entre o
adulto e o bebê. Na presente tese evidencia-se as interações em contextos extra-familiares,
tais como as creches, em particular as interações educadora-bebê. A relevância da habilidade
sociocognitiva da atenção conjunta para o desenvolvimento global infantil e suas
possibilidades de incremento via mediação em contextos educacionais, mobilizou a
proposição desta tese que objetiva analisar a habilidade de atenção conjunta em interações
educadora-bebê em contextos de creches. A tese está organizada em três estudos que
exploram a temática. Inicialmente, será apresentada uma revisão sistemática sobre as
repercussões da atenção conjunta na cognição social infantil em interações educadora-bebê
em contextos de creches. A revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items
for Systematic reviews and Meta-Analyse (PRISMA) e está registrada no banco de dados
internacional de protocolos de revisão sistemática International Prospective Register of
Ongoing Systematic Reviews (PROSPERO) sob o número CRD42019133759. A seleção das
produções foi realizada a partir da busca eletrônica nas bases de dados Web of Science,
Pubmed, Pepsic, Scielo, Indexpsi, PsycInfo e Lilacs. Também foi realizada uma busca na
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como forma de abranger
produções sobre a temática. O segundo estudo consiste em uma pesquisa realizada com
educadoras de educação infantil sobre suas concepções acerca de sua atuação junto a bebês,
discutindo suas repercussões nas interações estabelecidas. O terceiro estudo aborda uma
pesquisa longitudinal que investigou as configurações de atenção conjunta em interações
educadora-bebê em creches. Os resultados encontrados na revisão sistemática englobaram a análise de cinco pesquisas internacionais sobre o tema, e revelaram que ao se
engajarem em episódios de atenção conjunta com seus educadores, os bebês apresentaram
desenvolvimento da comunicação e linguagem oral, passaram a se interessar mais pelas ações
do parceiro, a comunicar com maior frequência suas intenções e a direcionar ativamente a
atenção para o objeto ou atividade de interesse. Tais evidências possibilitam afirmar que a atenção
conjunta estabelecida entre educador-bebê, em contextos de creches, impacta a cognição
social do bebê. Os resultados do segundo estudo evidenciaram uma dissonância entre as respostas das educadoras sobre o desenvolvimento de bebês, sua atuação em
creches, e o que postulam teóricos do desenvolvimento e os documentos oficiais que
norteiam a Educação Infantil brasileira sobre o assunto. Discute-se o impacto dessas
concepções para as interações estabelecidas e a relevância de formações continuadas em
serviço direcionadas aos educadores infantis com vistas a promover práticas amparadas em
pressupostos teórico-metodológicos científicos que explorem temáticas fundamentais para a
construção de uma atuação pedagógica intencional e promotora de desenvolvimento. Os
resultados preliminares do terceiro estudo, demonstram diferentes configurações da habilidade de atenção conjunta ao longo dos três períodos do desenvolvimento analisados, e a emergência de outras habilidades sociocomunicativas e linguísticas que mobilizam e redirecionam as interações com as educadoras em cada período observado. Pretende-se sintetizar os resultados dos estudos dessa tese em um material direcionado a educadoras de creches, enfatizando a importância das
interações iniciais para o favorecimento de episódios interativos de atenção conjunta, o papel mediador de educadores na promoção de funções psicológicas superiores, de natureza intencional e voluntária, e o potencial de espaços socioculturais como as creches para o desenvolvimento infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Externo à Instituição - LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA