PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID RAYSSA LUCENA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID RAYSSA LUCENA FERREIRA
DATA: 10/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: CONCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ACERCA DA CRIANÇA COM MICROCEFALIA POR INFECÇÃO FETAL PELO VÍRUS ZIKA: UM ESTUDO EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Microcefalia; Vírus da Zika; Síndrome Congênita do Zika Vírus; Desenvolvimento Infantil; Concepções; Expectativas; Educação Infantil
PÁGINAS: 108
RESUMO: A Microcefalia é uma anomalia congênita caracterizada por ter causalidade complexa e multifatorial. Com o surto da febre do Zika vírus em 2015 e o aumento dos casos de microcefalia em fetos de gestantes infectadas, evidenciou-se uma nova causalidade para a microcefalia. Os estudos destacam que a infecção fetal pelo vírus da zika acarreta a denominada síndrome congênita pelo ZIKV, com vários comprometimentos que vão além da microcefalia. Salientam também a necessidade da estimulação precoce para minimizar as limitações e potencializar o desenvolvimento humano desde os anos iniciais. Por isso, defende-se que essas crianças estejam inseridas em espaços sociais de educação, tais como a educação infantil, contexto privilegiado para a promoção de aprendizado e desenvolvimento. Desta forma, considera-se importante investigar as concepções e expectativas de profissionais acerca de crianças com microcefalia por infecção fetal do vírus da zika neste contexto, por entender que tais concepções e expectativas podem influenciar os tipos de interações e propostas pedagógicas inclusivas que potencializem o desenvolvimento dessas crianças. Participaram deste estudo três gestoras, duas professoras e uma psicóloga que trabalham ou prestam serviço em instituições de Educação Infantil do município de João Pessoa/PB. Como instrumentos foram utilizados três roteiros de entrevista semiestruturada, um para cada categoria profissional e um questionário sociodemográfico. O resultado do levantamento da literatura sobre o tema demonstrou que predominaram estudos com viés neuropsicológico com foco em aspectos biológicos e individuais das crianças com microcefalia por infecção fetal por ZIKV, e nos cuidados a elas direcionados. Já os resultados preliminares da análise documental acerca dos programas e ações desenvolvidas no contexto local acerca desse grupo de crianças indicam uma interpretação desta temática estritamente no contexto médico e familiar. As ações que predominam nesses documentos são atendimentos em saúde, tais como puericultura, estimulação precoce e atendimento especializado, entre outras ações com menor frequência. Os resultados preliminares das entrevistas evidenciaram que as profissionais conhecem pouco sobre a temática, afirmam não se sentirem preparadas para facilitar a inclusão deste público, e concebem como difícil a inclusão destes bebês e crianças na educação infantil. Entende-se como contribuições deste estudo aprofundar os conhecimentos sobre o grupo de crianças com microcefalia associada ao ZIKV no contexto local visando compreender o processo de inclusão dessas crianças em Instituições de Educação Infantil, e assim planejar propostas de intervenção inclusivas, mediadas pelo conhecimento psicológico, e que promovam o desenvolvimento integral do referido grupo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Externo ao Programa - 1453073 - HENRIQUE JORGE SIMOES BEZERRA