PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LAYANNE VIEIRA LINHARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYANNE VIEIRA LINHARES
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: CULPABILIZAÇÃO DA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA ANÁLISE DO EFEITO DA COMBINAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DA VÍTIMA E DO OBSERVADOR
PALAVRAS-CHAVES: Culpabilização da vítima, Crença no Mundo Justo e Sexismo ambivalente.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Apesar de alguns avanços na luta e conscientização sobre a garantia de direitos e de formas de lidar com a discriminação e todos os tipos de violência contra a mulher, a incidência da violência sexual ainda permanece em níveis elevados. A culpabilização da vítima é um aspecto que merece maior atenção sobre esse tipo de violência. O conjunto de estudos aqui apresentados surgiu do seguinte questionamento: será que todas as mulheres são culpabilizadas de forma igual por terem sido vítimas de violência sexual? Considera-se que existem algumas situações em que as vítimas estão mais vulneráveis a serem percebidas como culpadas pela violência sofrida. Assim, a tese ora apresentada busca analisar em que medida as características das vítimas de violência sexual, o sexo e os sistemas de crenças (e.g. CMJ e sexismo ambivalente) dos participantes, influenciam a culpabilização da vítima pela violência por ela sofrida. Buscamos também analisar como estão estruturadas as representações sociais de estudantes universitários sobre mulheres vítimas de violência sexual. Para tanto, essa tese é composta por quatro artigos que estão apresentados em quatro capítulos. Os resultados do primeiro artigo confirmaram as hipóteses propostas, indicando que as mulheres negras vítimas de violência sexual tendem a ser mais culpabilizadas do que as mulheres brancas e que a alta adesão a CMJ contribui para essa culpabilização. O artigo dois analisou o efeito da combinação das variáveis características da vítima (cor da pele e normatividade), sexo do observador (masculino e feminino), CMJ e o sexismo ambivalente (hostil e benevolente) na culpabilização da vítima de violência sexual. Os resultados confirmam que as variáveis investigadas interagem entre si e resultam em experiências diferentes para as vítimas. O objetivo do terceiro artigo desta tese foi investigar quais são as representações sociais de estudantes universitários acerca da Violência Sexual contra mulher. Os resultados indicaram que a maioria das representações sociais compartilhadas pelos estudantes englobam a culpabilização da vítima. Por fim, em anexo, encontra-se os resultados de dois estudos que objetivaram validar uma versão revisada da Escala de Crença no Mundo Justo com Ditados Populares desenvolvida por Linhares, Torres e Pereira (2020, no prelo). Percebe-se que a culpabilização da mulher pela violência por ela sofrida é um fenômeno multicausal e em nossa linha de pesquisa procuramos analisar os diversos fatores que podem ajudar a compreende-lo. Com isso, ressaltamos a importância de considerar a complexidade das vulnerabilidades que as mulheres estão expostas para a investigação desse fenômeno. experimentais que buscaram analisar o efeito da combinação das variáveis características da vítima (cor da pele e normatividade), sexo do observador (masculino e feminino), CMJ e o sexismo ambivalente (hostil e benevolente) na culpabilização da vítima de violência sexual. Por fim, o artigo em anexo contou com dois estudos exploratórios que objetivaram validar uma versão revisada da Escala de Crença no Mundo Justo com Ditados Populares desenvolvida por Linhares, Torres e Pereira (2020, no prelo). Em conjunto, os resultados mostram que as variáveis investigadas interagem entre si e resultam em diferentes níveis de culpabilização da vítima, gerando assim experiências distintas para cada tipo de vítima. Diante disso, entende-se que a realização de estudos que analisem a influência dessas variáveis é fundamental para a compreensão desse fenômeno.
Presidente - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA