PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: INGRID RAYSSA LUCENA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID RAYSSA LUCENA FERREIRA
DATA: 26/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA DECORRENTE DO VÍRUS ZIKA
PALAVRAS-CHAVES: Microcefalia; Síndrome Congênita do Zika Vírus; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Educação Inclusiva
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: Estudos relatam que a infecção fetal pelo vírus da zika acarreta a denominada síndrome congênita pelo ZIKV que acarretam vários comprometimentos que vão além da microcefalia, que é uma anomalia congênita que possui causalidade complexa e multifatorial. Com o surto da febre do vírus zika em 2015 e o aumento dos casos de microcefalia em fetos de gestantes infectadas, evidenciou-se uma nova causalidade para a microcefalia. Pesquisas sobre essa síndrome demonstram a necessidade da estimulação sensorial precoce para minimizar as limitações e potencializar o desenvolvimento humano desde os anos iniciais, em contextos que podem favorecer interações sociais significativas e, consequentemente, promover aprendizado e desenvolvimento, tais como os espaços de Educação Infantil. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa é conhecer as concepções e expectativas de profissionais de educação infantil acerca de crianças com microcefalia por infecção fetal do vírus zika. Entende-se que estes aspectos podem influenciar os tipos de interações e propostas pedagógicas inclusivas que podem vir a ser implementadas com estas crianças. De modo específico, buscou-se levantar dados epidemiológicos sobre este grupo de crianças; descrever os programas e projetos desenvolvidos nas instituições de Educação Infantil; apreender as concepções e expectativas dos profissionais sobre o processo de inclusão, aprendizagem e desenvolvimento das crianças com microcefalia decorrente do vírus zika nos espaços públicos de Educação Infantil; listar os profissionais que atuam diretamente com as crianças; identificar as atribuições de profissionais da Educação Infantil no trabalho com essas crianças. Participaram deste estudo três gestoras, duas professoras e uma psicóloga que trabalham ou prestam serviço em instituições de Educação Infantil do município de João Pessoa/PB. Como instrumentos foram utilizados três roteiros de entrevista semiestruturada, um para cada categoria profissional e um questionário sociodemográfico. Os procedimentos para coleta, organização e análise dos dados seguiram as diretrizes de Bardin (2011). O resultado do levantamento da literatura sobre o tema demonstrou que predominaram estudos com viés neuropsicológico com foco em aspectos biológicos e individuais das crianças com microcefalia por infecção fetal por ZIKV, e nos cuidados a elas direcionados. Os resultados da análise documental acerca dos programas e ações desenvolvidas no contexto local sobre esse grupo de crianças sugerem uma compreensão desta questão estritamente no contexto médico e familiar. As ações que predominam nesses documentos são atendimentos em saúde, tais como puericultura, estimulação precoce e atendimento especializado, entre outras ações com menor frequência. Os resultados das entrevistas evidenciaram que as profissionais conhecem pouco sobre o referido grupo, afirmam não se sentirem preparadas para facilitar a inclusão deste público, e concebem como difícil a inclusão destes bebês e crianças na Educação Infantil. Entende-se como contribuições deste estudo aprofundar os conhecimentos sobre o grupo de crianças com microcefalia decorrente ao ZIKV no contexto local. Para compreender o processo de inclusão dessas crianças em Instituições de Educação Infantil, e assim como planejar propostas de intervenção inclusivas, mediadas pelo conhecimento psicológico, e que promovam seu desenvolvimento integral. Palavras-chave: Microcefalia; Síndrome Congênita do Zika Vírus; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Educação Inclusiva
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Externo ao Programa - 1453073 - HENRIQUE JORGE SIMOES BEZERRA