PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SUIANE MAGALHÃES TAVARES

DISCENTE: SUIANE MAGALHÃES TAVARES
DATA: 23/03/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O efeito da crença no mundo justo, da vitimização secundária e do sexismo societal no apoio a violência contra a mulher
PALAVRAS-CHAVES: Crença no mundo justo; vitimização secundária; sexismo societal, violência contra a mulher, violência no namoro.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: A violência no namoro praticada contra mulheres é definida como ameaça ou uso real de abuso físico, psicológico, verbal/sexual, patrimonial e moral. A maneira pela qual vemos essas situações pode impactar na vida das pessoas envolvidas e nas relações interpessoais. A teoria da Crença no Mundo Justo e seus correlatos: vitimização secundária tem um papel no entendimento desse fenômeno complexo. No entanto, nenhuma pesquisa, até onde sabemos, investigou o efeito da CMJ, da vitimização secundária e do sexismo societal no apoio a violência contra a mulher nas relações de namoro. Levantamos as hipóteses de que o fenômeno da vitimização secundária medeia a relação entre o sexismo societal e o apoio a violência e, em um segundo momento, hipotetizamos a CMJ como moderadora dessa relação, e fomos um pouco além, em um terceiro momento, ao manipular a ameaça da CMJ dos observadores em uma amostra heterogênea. No Estudo 1 (N = 200), manipulamos o sexismo societal (individual vs. sociedade) e verificamos que pessoas com níveis altos de sexismo vitimizaram secundariamente uma vítima de violência. No Estudo 2 (N = 204), além da manipulação do sexismo societal, incluímos a manipulação da CMJ. Verificamos o impacto da vitimização secundária no apoio a violência mais uma vez, a hipótese da CMJ foi de encontro aos resultados esperados. Finalmente, para ajudar a entender o processo anterior, realizamos o Estudo 3 (N = 305), manipulamos uma situação que desafia a CMJ, em comparação a uma situação controle. Os resultados desse estudo mostraram uma mediação da vitimização secundária, bem como o efeito mais forte da moderação da evitação da vítima na condição de ameaça da CMJ. No geral, o que encontramos, confirma os resultados de achados anteriores, bem como estende a contribuição para pesquisas psicológicas do fenômeno em questão, sobretudo no quadro da violência de gênero na abordagem da teoria do mundo justo. Além De relevar o papel da vitimização secundária na legitimação da violência em mulheres que estão em um relacionamento de namoro.
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA