PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JÉSSYCA CRISTINA FERREIRA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSYCA CRISTINA FERREIRA NUNES
DATA: 31/03/2021
HORA: 17:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: VANDALISMO NA ESCOLA: UMA EXPLICAÇÃO PAUTADA NOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE, VALORES HUMANOS E DESEMPENHO ACADÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: vandalismo; escola; desempenho acadêmico; personalidade; valores humanos.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A presente dissertação objetivou conhecer em que medida os traços de personalidade, os valores humanos e o desempenho acadêmico explicam o vandalismo na escola. Para tanto, foram elaborados dois artigos e o terceiro encontra-se em construção. No Artigo 1, de natureza teórica, propôs-se introduzir a temática do vandalismo nas escolas, caracterizado com o ato de destruir ou inviabilizar os espaços e objetos escolares, podendo acarretar danos ambientais e sociais. O Artigo 2 versou sobre a elaboração da Escala de Condutas Vândalas na Escola (ECVE), reunindo evidências de suas propriedades psicométricas. Para tal, dois estudos foram realizados com amostras de estudantes do ensino fundamental II. No Estudo 1 (N = 200; Midade = 13,8; DP= 1,51, 54% do sexo masculino), os estudantes responderam a Escala de Condutas Vândalas na Escola e perguntas sociodemográficas. Uma análise fatorial exploratória indicou uma estrutura bifatorial, composta por 24 itens. No Estudo 2 (Midade = 13,7; DP = 1,71; 51,5% do sexo masculino), os participantes responderam a ECVE, agora com 14 itens. Uma análise fatorial confirmatória corroborou com a estrutura bifatorial: Atos de destruição (α = 0,71) e Atos de desfiguração (α =0,75) [CFI = 0,89 e RMSEA = 0,07 (IC90% = 0,05 - 0,08)]. Com evidências atestando a adequação da ECVE, partiu-se para o Artigo 3, que objetivou avaliar o vandalismo na escola, traços de personalidade sombria, valores humanos e desempenho acadêmico. Especificamente, pretendeu-se (1) conhecer a relação entre o vandalismo na escola, os traços de personalidade e os valores humanos e (2) entender o papel dos traços de personalidade sombria, dos valores humanos e do desempenho acadêmico na explicação do vandalismo na escola. Para isso, participaram 400 estudantes do ensino fundamental II (Midade = 13,7; DP= 1,61; 52,8% do sexo masculino), estes responderam questões demográficas e as seguintes medidas: Escala de Condutas Vândalas na Escola (ECVE), Dark Triad Dirty Dozen (DTDD), Questionário dos Valores Básicos (QVB) e Escala de Autoavaliação do Desempenho Acadêmico (EADA). Os resultados indicaram que o vandalismo na escola se correlacionou com personalidade sombria e suas dimensões; valores suprapessoais, normativo e de realização; desempenho acadêmico. Também constatou-se que as variáveis que melhor explicaram o vandalismo na escola são os traços de personalidade sombria e o desempenho acadêmico. Diante dos achados, acredita-se que o objetivo central foi alcançado, com a construção de uma medida com evidências psicométricas adequadas, além de contribuir para o entendimento do vandalismo na escola.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo ao Programa - 1973400 - VIVIANY SILVA ARAUJO PESSOA