PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SAULO BAGATINI SILVA

DISCENTE: SAULO BAGATINI SILVA
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: IDEOLOGIA, INSERÇÕES SOCIAIS E PERCEPÇÕES SOBRE A CRISE DURANTE AS ELEIÇÕES DE 2018
PALAVRAS-CHAVES: Ideologia; Inserções Sociais; Cenário Político Brasileiro; Espaço Político
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: A presente dissertação foi concebida na segunda metade de 2018, quando o Brasil vivenciava um período de acentuada turbulência social e política, em meio a um cenário amplamente noticiado de crise econômica e política e polarização ideológica. Nesse sentido, este trabalho teve o objetivo de investigar como os conflitos ideológicos estruturais se manifestavam nas visões da população, a partir de variáveis como a tendência política, a visão da estrutura sóciopolítica e as percepções a respeito do contexto da época. Objetivou-se também investigar o papel das inserções sociais dos indivíduos sobre essas percepções e posicionamentos. Foram realizados dois estudos empíricos, que resultaram na elaboração de três artigos. O primeiro artigo propôs-se a realizar uma espécie de mapeamento da forma como os diversos posicionamentos no espaço político e percepções sobre o cenário de crise se apresentavam no momento histórico concreto da realização da pesquisa. Participaram deste estudo 159 estudantes universitários, com média de idade de 21.5 anos (DP = 5.6), distribuídos de forma balanceada quanto ao sexo, que responderam a um questionário com questões fechadas e abertas. Foi realizada uma Classificação Hierárquica Descendente a respeito da natureza da crise, que obteve cinco classes: Estrutural; Valores; Polarização; Representatividade e Administrativa. Foram encontradas três visões sobre a estrutura sócio-política, que relacionaram-se com a tendência política. Foi observada a existência de percepções e sentimentos polarizados acerca do cenário político, que também relacionaram-se com a tendência política. O segundo artigo, realizado com a mesma amostra, objetivou investigar o papel das inserções sociais sobre os posicionamentos político-ideológicos e a crença no mundo justo. As inserções sociais Sexo, Curso, Renda Familiar e Religião relacionaram-se de maneira significativa com a Tendência Política. As inserções Sexo, Curso e Religião relacionaram-se com a confiança nas instituição. As variáveis Curso e Religião associaram-se com a Crença no Mundo Justo. O terceiro artigo teve o objetivo de aprofundar-se sobre quais eram as diferentes percepções existentes acerca de temas e figuras que vinham obtendo destaque midiático no cenário de crise e como as mesmas relacionavam-se com a tendência política. Participaram da pesquisa 51 jovens abordados em shoppings, com idade média de 20 anos (DP = 3.5), sendo 55.1% do sexo feminino e 44.9% do sexo masculino. Os participantes foram abordados individualmente pelos aplicadores nas áreas comuns do shopping, e responderam a uma entrevista estruturada composta por questões abertas e fechadas. Foi realizada a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) para evocar respostas sobre fotos de Dilma, Lula e Bolsonaro. Os resultados indicaram a existência de representações opostas, que pareciam organizar-se a partir da Tendência Política. A Tendência Política mostrou-se ainda relacionada com a Confiança Institucional, com a preferência por páginas de Facebook de conteúdo político e com o posicionamento frente ao Lulismo e Antilulismo. De uma forma geral, os resultados dos estudos mostram a existência de percepções distintas e polarizadas da realidade brasileira, que organizam-se a partir de variáveis como a tendência política, a confianças nas instituições e as inserções sociais.
Presidente - 329296 - LEONCIO FRANCISCO CAMINO RODRIGUEZ LARRAIN
Interno - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO