PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THAYRO ANDRADE CARVALHO

DISCENTE: THAYRO ANDRADE CARVALHO
DATA: 25/02/2015
LOCAL: Auditório 411 CCHLA
TÍTULO: ALIENAÇÃO PARENTAL: UMA EXPLICAÇÃO PAUTADA EM TRAÇOS DE PERSONALIDADE E NOS VALORES HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Alienação parental; Práticas maternas alienantes; Traços de personalidade; Valores humanos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: A presente dissertação teve como objetivo geral saber se os traços de personalidade e os valores humanos são capazes de explicar as práticas maternas alienantes. Especificamente, pretendeu-se: (1) construir e conhecer os parâmetros psicométricos do Inventário de Práticas Maternas Alienantes (IPMA); (2) verificar a validade confirmatória do IPMA; e (3) testar um modelo explicativo em que os traços de personalidade e os valores são preditores das práticas maternas alienantes. Para tanto, foram desenvolvidos três estudos com delineamento correlacional, ex post facto, e metodologia quantitativa. O Estudo 1 buscou construir e conhecer os parâmetros psicométricos do IPMA. Participaram 200 mães divorciadas, com idades variando de 22 a 66 (M = 37,12 anos; DP = 9,06). Após testar o poder discriminativo dos 13 itens iniciais por meio de um teste t de Student, permaneceram doze. Procedeu-se, então, uma análise fatorial, identificando, a partir do critério da AP, uma estrutura composta por um único fator, com todos os itens apresentando saturações superior a |0,30| e alfa de Cronbach de 0,83. No Estudo 2, realizou-se uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) do IPMA. Contou-se com uma amostra por conveniência intencional de 189 mães divorciadas, com idade variando de 20 a 70 anos (M = 37,8; DP = 10,69). Os resultados da AFC, após a remoção de dois itens (6 e 11), apresentaram indicadores marginalmente aceitáveis [χ² = 141,05, χ²/gl = 4,03, GFI = 0,87, AGFI = 0,80, CFI = 0,88 e RMSEA (IC90% = 0,12 – 0,10) = 0,14, CAIC = 265,89 e ECVI = 0,96], o índice de consistência interna foi satisfatório α = 0,88, assim como a comunalidade composta (CC = 0,90) e variância média explicada (VME = 0,50). Considera-se, portanto, que os objetivos dos estudos supracitados tenham sido alcançados, haja vista a qualidade métrica do instrumento desenvolvido. No Estudo 3, na tentativa de propor um modelo explicativo das práticas maternas alienantes, buscou-se além de verificar a correlação entre estas práticas e os traços de personalidade e valores humanos, verificar o poder preditivo destes construtos frente a estas práticas. Participaram 188 mães divorciadas com idade variando de 17 a 61 anos (M ¬= 32,2 anos; DP = 9,17). Foram realizadas análises correlacionais de Pearson, regressão linear para avaliar poder preditivo, como também foi proposto um modelo hierárquico por meio do programa AMOS. Os principais resultados indicam que o traço de personalidade amabilidade e a subfunção valorativa suprapessoal apresentaram correlação com as práticas maternas alienantes (r = -0,18; p < 0,05 e r = -0,24; p < 0,05; respectivamente). A partir destes resultados, verificou-se o poder preditivo destas variáveis frente às práticas maternas alienantes, constatando seu potencial preditor frente às práticas de maneira satisfatória. Tendo estes resultados como base, testou-se um modelo explicativo, no qual o traço amabilidade foi capaz de predizer a subfunção suprapessoal que, de maneira conjunta, explicaram práticas maternas alienantes. Assim, o modelo hierárquico traços de personalidade → valores → práticas maternas alienantes apresenta índices de qualidade de ajustes satisfatórios, evidenciados por meio de modelagem por equação estrutural. Concluindo, os objetivos da presente dissertação foram alcançados, dando ênfase ao marco teórico utilizado que permite identificar, de maneira robusta, que fatores associados características amorosas e equilíbrio emocional, podem, de maneira consistente, auxiliar a compreender práticas maternas alienantes.
Externo à Instituição - EMERSON DIOGENES DE MEDEIROS
Interno - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO