PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA LINS PEQUENO DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA LINS PEQUENO DE ASSIS
DATA: 19/11/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EM MORADIAS UNIVERSITÁRIAS:A CONTRIBUIÇÃO DA EMPATIA, DA JUSTIÇA E DO PERDÃO
PALAVRAS-CHAVES: Resolução de conflito, moradia estudantil, empatia, perdão, justiça
RESUMO: O presente trabalho pretende testar a tese de que as dimensões da empatia, combinadas com pensamentos morais de justiça e de perdão, podem explicar as estratégias de resolução de conflitos que estudantes de graduação julgam adotar em situações de desentendimentos nas moradias universitárias onde residem. Para a construção dessa proposição, estruturou-se a tese em quatro artigos.O primeiro apresentou um estudo teórico que objetivou apresentar a contribuição das dimensões da empatia, do julgamento moral da justiça e do perdão para a resolução de conflitos, dando destaque aos teóricos Martin Hoffman, Lawrence kohlberg e Robert Enright, e à apresentação de trabalhos empíricos sobre os temas referentes ao modelo teórico explicativo da resolução de conflitos. O segundo artigo, de natureza exploratória objetivou investigar as queixas sobre possíveis situações desencadeadoras de conflitos em universitários residentes em uma moradia estudantil, a percepção deles acerca da moradia e da resolução de conflitos. Foram entrevistados 60 estudantes e constatou-se, por meio de análise de conteúdo, a existência de 216 queixas, classificadas em três categorias de conflitos: Transgressão da lei, Instituição e Próprios residentes. Verificou-se, ainda, que os problemas de convivência eram os maiores desencadeadores desses conflitos e que a maioria não era resolvido, levando à insatisfação nas relações sociais e ao isolamento dos estudantes na moradia universitária. O terceiro artigo se insere no campo da Psicometria e procurou, com base no estudo exploratório, criar uma escala de Estratégias de Resolução de Conflitos em Moradias Estudantis (ERCME); para tanto, reuniu evidências de validade fatorial e consistência interna. Dois estudos foram realizados com uma população de estudantes residentes em moradias universitárias paraibanas. No Estudo 1, depois da construção da ERCME, o instrumento foi aplicado em 200 residentes (Midade=23 DP=4,20). A análise exploratória possibilitou identificar uma estrutura trifatorial - Estratégia Agressiva, Estratégia Assertiva e Estratégia Submissa - com índice de consistência interna acima do ponto de corte. O Estudo 2 foi composto de uma nova amostra de 200 residentes (Midade=23 DP = 3,04). Por meio da análise fatorial confirmatória, constatou-se que a estrutura trifatorial representou a melhor alternativa, observando-se indicadores de ajuste meritórios [χ² (101) = 176,860, p < 0,001, χ²/gl=1,751, CFI= 0,90, GFI = 0,90, TLI = 0,88 e RMSEA = 0,06 (IC90% = 0,04 – 0,07)]. Concluiu-se que a ERCME é um instrumento confiável e adequado para avaliar as estratégias de resolução de conflitos de estudantes residentes em moradias estudantis e pode ser usado em pesquisas sobre esse tema.O quarto artigo, com o objetivo de compreender os processos psicológicos envolvidos nas estratégias de resolução de conflitos, no contexto de moradias estudantis testou um modelo teórico que explica o conjunto de associações entre as variáveis sociomorais: empatia – consideração empática, angústia pessoal, tomada de perspectiva, fantasia –, julgamento de justiça e perdão e as três estratégias de resolução de conflitos – assertiva, agressiva e submissa. Participaram deste estudo 394 estudantes universitários residentes em moradias estudantis (Midade=24,02, DP=3,43). Por meio de uma modelagem de equações estruturais, verificou-se que os resultados confirmaram a hipótese central de que as dimensões da ‘empatia’, ‘justiça’ e ‘perdão’ encontravam-se relacionadas às diferentes formas de resolver conflitos (χ²/g.l= 0,897; GFI=0,991; AGFI=0,979; CFI=1,000; RMSEA=0,000). Este estudo mostrou a importância do uso de dimensões psicológicas desenvolvimentistas para a compreensão do processo de resolução de conflitos e expandiu o conhecimento sobre resolução de conflitos em contextos sociais mais no campo da Psicologia Moral.
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
Interno - 1520147 - JULIO RIQUE NETO