PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEOGILDO ALVES FREIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEOGILDO ALVES FREIRES
DATA: 06/04/2015
LOCAL: Laboratório de Psicologia Social Experimental – BNCS - CCHL – Bloco C – Ambiente 32
TÍTULO: Atitudes frente a parentalidades: Uma explicação da aceitação/oposição a partir de variáveis explícitas e implícitas.
PALAVRAS-CHAVES: parentalidades, atitudes, valores, preconceito sexual, associação implícita.
RESUMO: A presente tese objetivou conhecer os correlatos e preditores das atitudes frente a parentalidades, a partir de variáveis explícitas e implícitas. Para atender este objetivo, realizaram-se cinco estudos. O Estudo 1, objetivou mapear as opiniões dos participantes acerca do contexto de adoção de crianças por homossexuais. Participaram 484 pessoas da população geral, com idade média de 26 anos (DP = 8,31). Estes responderam, além das perguntas sociodemográficas, a um roteiro de entrevista estruturada. Os bancos de dados textuais foram analisados no Iramuteqque. Em síntese, os resultados apontam para uma potencial aceitação homoparental, desde que condicionada a um contexto de favorabilidade emocional, financeira e educacional dos adotantes. O desenvolvimento da criança foi apontado como sujeito a implicações decorrentes da descarga de preconceito e ainda foi constada a influência dos papéis sociais de gênero quanto à aceitação homoparental. O Estudo 2 buscou testar os parâmetros psicométricos das medidas ora empregadas. Para tanto, contou-se com uma amostra de 223 estudante universitários, estes tinham idade média de 22 anos (DP = 4,42). Os participantes responderam as versões experimentais das seguintes medidas: a Escala de Atitudes Frente à Conjugalidade Homossexual (EAFCH), a Escala de Atitudes Frente à Homoparentalidade via Adoção (EAFHA) e a Escala de Multidimensional de Preconceito Sexual (EMPS). Os dados foram tabulados e analisados no programa estatístico R (R Development Core Team) e os principais resultados indicam que tais medidas reúnem evidências preliminares de validade e precisão. O Estudo 3 teve a finalidade de reunir evidências mais robustas de qualidade psicométrica dos instrumentos utilizados anteriormente. Participaram 261 sujeitos da população geral com idade média de 30 anos (DP = 9,35). Estes responderam as mesmas medidas do estudo anterior e os dados foram analisados no pacote estatístico AMOS (Versão 18). Os resultados permitiram comprovar as estruturas fatoriais presumidas de tais medidas e indicaram a adequação psicométrica dos modelos reduzidos (parcimoniosos). O Estudo 4, propiciou a elaboração dos modelos explicativos referentes a aceitação e/ou oposição homoparental. Participaram deste estudo 339 indivíduos de diferentes estados brasileiros, com idade média de 26 anos (DP= 8,15). Estes responderam a Escala de Atitudes Frente à Conjugalidade Homossexual - Reduzida (EAFCH-R), a Escala de Atitudes Frente à Homoparentalidade via Adoção - Reduzida (EAFHA-R), a Escala Multidimensional de Preconceito Sexual (EMPS), o Questionário dos Valores Básicos (QVB) e a Variáveis Comportamentais e Sociodemográficas. Os dados foram analisados no PASW e AMOS (ambos, versão 18). Os resultados comprovaram a adequação de dois modelos explicativos: (1) o modelo explicativo Preconceito sexual/ Valores → Aceitação da homoparental → Aceitação do contato homoparental [²/gl = 3,77, GFI = 0,99, AGFI = 0,93, CFI = 0,98, RMR = 0,02 e RMSEA = 0,09 (0,023 – 0,163)] e (2) o modelo explicativo Preconceito sexual/ Valores → Oposição homoparental → Rejeição do contato homoparental [²/gl = 4,46, GFI = 0,98, AGFI = 0,91, CFI = 0,97, RMR = 0,01 e RMSEA = 0,10 (0,057 – 0,151)]. Finalmente o Estudo 5, em andamento, objetivará eliminar o componente desejabilidade social e conhecer as atitudes implícitas frente a parentalidades constituídas por casais hetero e homossexuais e os seus correlatos valorativos.
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - RILDESIA SILVA VELOSO GOUVEIA