PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS DE SOUSA BEZERRA DE MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS DE SOUSA BEZERRA DE MENEZES
DATA: 31/01/2022
LOCAL: on_line
TÍTULO: MODELO EXPLICATIVO DO PRECONCEITO CONTRA PESSOAS GORDAS
PALAVRAS-CHAVES: Excesso de Peso, Modelo, Preconceito, Pessoas Gordas, Gordos.
RESUMO: O excesso de peso (que inclui sobrepeso e obesidade), apesar de ser um fenômeno que envolve aspectos sociais, é majoritariamente investigado a partir da priorização de aspectos individuais. A presente tese teve por objetivo propor e validar um modelo explicativo do preconceito contra pessoas gordas pautado na Crença no controle sobre o início do ganho de peso, na Crença na mutabilidade do excesso de peso, na Crença na culpa pelo excesso de peso e nos Estereótipos sobre pessoas gordas. Desse modo, a tese foi estruturada em quatro estudos. O primeiro estudo foi apresentado no formato de artigo e teve como objetivo identificar as crenças e estereótipos relacionados ao preconceito contra pessoas gordas através de revisão sistemática da literatura. O segundo estudo, também apresentado em formato de artigo, teve caráter exploratório e objetivou analisar as crenças apontadas como relevantes para a explicação do preconceito contra pessoas gordas segundo o primeiro estudo (Crença no controle sobre o início do ganho de peso, a Crença na mutabilidade do excesso de peso, a Crença na culpa pelo excesso de peso, bem como os Estereótipos sobre as pessoas gordas). Participaram 200 indivíduos da população geral residentes na Paraíba. Foram utilizadas questões abertas, analisadas através de Análise de Conteúdo, e fechadas, analisadas com estatísticas descritivas no SPSS, para a apreensão das crenças. Também foi utilizada Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), com o estímulo indutor “pessoa gorda”, para obtenção dos Estereótipos sobre as pessoas gordas. Os resultados apontaram a necessidade de avaliação dessas crenças em conjunto, investigando suas interações na explicação do preconceito contra pessoas gordas. O terceiro estudo, no formato de capítulo, apresentou estudos de validação transcultural das escalas Controllability Scale-Revised (Parry, 2011); Implicit Theories of Weight Management (Burnette, 2010); das escalas Competence, Warmth, Status e Competition do Stereotype Content Model de Fiske et al. (2002); Paternalistic Anti-Fat Attitudes Scale (Parry, 2011) e da Measure of Fat Bias (UMB-FAT) (Latner et al., 2008). Este estudo contou com 200 participantes da população geral de residentes no Brasil para as análises fatoriais exploratórias, realizadas no software FACTOR e com 194 participantes da população geral de residentes no Brasil para as análises fatoriais confirmatórias, realizadas no software JASP. Os resultados indicaram propriedades psicométricas satisfatórias à exceção das escalas Status e Competição (Competition), que fazem parte do Stereotype Content Model de Fiske et al. (2002) que serão mantidas e retestadas no estudo IV. Ademais, todas as adaptações transculturais apresentaram estruturas fatoriais semelhantes às dos estudos originais. A exceção foi a UMB-FAT que apresentou 3 fatores ao invés dos 4 do estudo original. Apesar disso, os itens da UMB-FAT se agruparam de forma teórico e qualitativamente coerentes, além de ter apresentado índices psicométricos adequados. Assim, este estudo indicou que esses instrumentos são adequados para medir, respectivamente: Crença no controle sobre o início do ganho de peso através da adaptação transcultural da escala Controllability Scale-Revised, Crença na mutabilidade do excesso de peso através da adaptação transcultural da escala Implicit Theories of Weight Management; Estereótipos sobre as pessoas gordas através da adaptação transcultural das escalas Competence e Warmth do Stereotype Content Model e das escalas Status e Competition do mesmo modelo a serem retestadas, Preconceito benevolente através da adaptação transcultural da escala Paternalistic Anti-Fat Attitudes Scale e Preconceito hostil contra pessoas gordas através da adaptação transcultural da escala Measure of Fat Bias, em estudos futuros. O quarto estudo, apresentado no formato de artigo, utilizará os instrumentos anteriormente validados e o instrumento de culpabilização contra pessoas gordas validado por Obara e Alvarenga (2018) para testar um modelo explicativo do preconceito contra pessoas gordas. O modelo será construído no software M-plus. Espera-se com este trabalho estimular estudos futuros e intervenções que apresentem informações acuradas sobre o excesso de peso que possam diminuir o preconceito em relação às pessoas gordas.
Presidente - 1285229 - SILVANA CARNEIRO MACIEL
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA