PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: TAMYRES TOMAZ PAIVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMYRES TOMAZ PAIVA
DATA: 21/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual no Google Meet
TÍTULO: O Papel Legitimador de Percepções de Justiça na Relação entre o Sexismo e a Violência Contra as Mulheres
PALAVRAS-CHAVES: violência contra a mulher; sexismo; percepções de justiça; crença no mundo justo, modelo da discriminação justificada
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: A violência contra as mulheres é umas das mais severas formas de expressão da subjugação que minorias sociais são submetidas. Nesta tese, propomos a hipótese de que o preconceito societal influencia o apoio que as pessoas dão à violência contra as mulheres nas relações conjugais e que essa influência é facilitada por um processo de legitimação que envolve percepções de justiça, especificamente a restrição do âmbito de justiça (scope of justice) e a crença no mundo justo. Desenvolvemos um programa de pesquisa no qual conduzimos nove estudos, organizados em três artigos empíricos. No primeiro artigo (N = 922), realizamos quatro estudos nos quais desenvolvemos e validamos a Acceptance of Violence Against Women Scale (AVAWS) para avaliarmos o apoio à violência contra as mulheres em cenários de violência doméstica. Os resultados demonstraram que essa escala possui uma estrutura bi- factor e mostrou-se ser adequada para avaliar o apoio que as pessoas dão a cinco tipos de violencia. No segundo artigo (N = 314), realizamos um estudo para testar a hipótese de que a negação da aplicação de princípios fundamentais de justiça às relações conjugais (restrição do âmbito de justiça) contribui para legitimar o apoio à violência contra as mulheres. Prevemos também que esse processo ocorre nos universitários com forte crença de que o mundo é um lugar justo para se viver. Os resultados demonstraram que a relação entre o sexismo e o apoio à violência foi mediada pela restrição do âmbito de justiça nos participantes com alta CMJ. No terceiro artigo (N = 1.579), conduzimos quatro estudos experimentais nos quais mostramos que o sexismo societal influencia o apoio à violência contra as mulheres e que esta influência é mediada pela restrição do âmbito da justiça, mas este fenômeno ocorreu apenas nos participantes com baixa CMJ geral, mas não nos com alta ou baixa CMJ pessoal. Porém, quando a CMJ geral foi experimentalmente manipulada, a restrição do âmbito de justiça relacionou-se positivamente com a aceitação da violência. Em síntese, quando as pessoas são colocadas em contextos sexistas e são confrontadas com o infortúnio da violência doméstica, elas tendem a apoiar essa violência porque reduzem o seu âmbito de justiça, ou seja, tendem a seguir o adágio de que “em briga de marido e mulher, não se mete a colher”. Esses achados são discutidos à luz das teorias sobre os processos de legitimação das desigualdades sociais, especialmente no quadro do modelo da discriminação justificada e da teoria sobre a crença no mundo justo.
Presidente - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA
Interno - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES