PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: NATALIA LINS PEQUENO DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA LINS PEQUENO DE ASSIS
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DA EMPATIA E DA JUSTIÇA NAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EM MORADIAS UNIVERSITÁRIAS
PALAVRAS-CHAVES: resolução de conflitos; empatia; justiça; moradia universitária, validade.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Desenvolvimento Social e da Personalidade
RESUMO: O objetivo deste trabalho de tese foi verificar se as dimensões da empatia, combinadas com princípios morais de justiça poderiam explicar as estratégias de resolução de conflitos que estudantes de graduação julgavam adotar em situações de desentendimentos nas moradias universitárias onde residiam. Para a construção desse estudo, a tese foi estruturada em três artigos empíricos. O primeiro artigo, de natureza exploratória objetivou investigar as queixas sobre possíveis situações desencadeadoras de conflitos em universitários residentes em uma moradia estudantil, a percepção deles acerca da moradia e da resolução de conflitos. Foram entrevistados 60 estudantes e constatou-se, por meio de análise de conteúdo, a existência de 215 queixas, classificadas em três categorias de conflitos: Transgressão da lei, Instituição e Próprios residentes. Verificou-se, ainda, que os problemas de convivência eram os maiores desencadeadores desses conflitos e que a maioria não era resolvido, levando à insatisfação nas relações sociais e ao isolamento dos estudantes na moradia universitária. O segundo artigo se insere no campo da Psicometria e procurou, com base no estudo exploratório, criar uma escala de Estratégias de Resolução de Conflitos em Moradias Estudantis (ERCME); para tanto, reuniu evidências de validade fatorial e consistência interna. Dois estudos foram realizados com uma população de estudantes residentes em moradias universitárias paraibanas. No Estudo 1, depois da construção da ERCME, o instrumento foi aplicado em 200 residentes (Midade=23 DP=4,20). A análise exploratória possibilitou identificar uma estrutura trifatorial - Estratégia Agressiva, Estratégia Assertiva e Estratégia Submissa - com índice de consistência interna acima do ponto de corte. O Estudo 2 foi composto de uma nova amostra de 200 residentes (Midade=23 DP = 3,04). Por meio da análise fatorial confirmatória, constatou-se que a estrutura trifatorial representou a melhor alternativa, observando-se indicadores de ajuste meritórios [ꭓ² (101) = 176,860, p < 0,001, ꭓ²/gl=1,751, CFI= 0,90, GFI = 0,90, TLI = 0,88 e RMSEA = 0,06 (IC90% = 0,04 – 0,07)]. Concluiu-se que a ERCME é um instrumento confiável e adequado para avaliar as estratégias de resolução de conflitos de estudantes residentes em moradias estudantis e pode ser usado em pesquisas sobre esse tema. O terceiro artigo, com o objetivo de compreender os processos psicológicos envolvidos nas estratégias de resolução de conflitos no contexto de moradias estudantis, testou um modelo teórico que explica o conjunto de associações entre as variáveis psicossociais: consideração empática, angústia pessoal, tomada de perspectiva, fantasia, julgamento de justiça e as três estratégias de resolução de conflitos – assertiva, agressiva e submissa. Participaram deste estudo 394 estudantes universitários residentes em moradias estudantis (Midade=24,02, DP=3,43). Por meio de uma modelagem de equações estruturais, verificou-se que os resultados confirmaram a hipótese central de que as dimensões da empatia e a justiça encontravam-se relacionadas às diferentes formas de resolver conflitos χ²(12)=12,225; p=0,428; χ²/g.l= 1,019; GFI=0,991; AGFI=0,979; CFI=0,998; MSEA=0,07). Este estudo mostrou a importância do uso de dimensões psicológicas desenvolvimentistas para a compreensão do processo de resolução de conflitos e contribuiu para sua expansão para contextos sociais mais amplos. Ademais, os resultados destes estudos poderão colaborar para elaboração de atividades intervencionistas que promovam estratégias de resolução de conflitos mais assertivas e pró-sociais em moradias universitárias.
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
Externo à Instituição - DALILA CASTELLIANO DE VASCONCELOS