PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLYANA DE LUCENA MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLLYANA DE LUCENA MOREIRA
DATA: 08/05/2015
LOCAL: Sala de Multimidia CCHLA
TÍTULO: O Julgamento Moral da Justiça e Visões de Sociedade
PALAVRAS-CHAVES: Julgamento Moral, Visão Ideológica de Sociedade, Participação Política.
RESUMO: Este estudo tem como objetivo geral investigar visões de sociedade de adolescentes, jovens e adultos a partir de um modelo psicossocial que investigará a relação de variáveis sociológicas – Atitude Institucional, Pensamento Social e Participação Política, com uma variável psicológica – Julgamento Moral. Este estudo será dividido em duas fases. A primeira fase foi parcialmente concluída e buscou verificar a relação entre Atitude Institucional, Julgamento Moral e Pensamento Social em adolescentes, jovens e adultos brasileiros. A segunda fase vai investigar a relação das variáveis acima mencionadas com a Participação Política, que se define como “ações intencionais, legais ou não, desenvolvidas por indivíduos ou grupos com objetivo de apoiar ou questionar qualquer dos distintos elementos que configuram o âmbito político: tomada de decisões, autoridades e estruturas” (Sabucedo, 1996, p. 89). Definindo as variáveis, a Atitude Institucional diz respeito à percepção que as pessoas têm da sociedade. Esta variável é composta por três fatores: a percepção da utilidade de instituições e organizações sociais, a percepção da necessidade de mudança nas instituições e organizações sociais e a simpatia ideológica (Doise et al., 2002). O Julgamento Moral consiste no modo como as pessoas pensam sobre questões sociais utilizando princípios de justiça (Kohlberg, 1984). O Pensamento Social indica o tipo de sociedade que a pessoas almejam para o futuro. Participaram do primeiro estudo 610 pessoas, sendo 310 adolescentes, estudantes de ensino médio com idades de 14 a 17 anos (M = 15,76; DP = 0,64) e 300 jovens e adultos, estudantes universitários, com idades de 18 a 53 anos (M = 22,25; DP = 6,45). Foram utilizados o Defining Issues Test como uma medida de Julgamento Moral; três escalas que avaliam a Atitude Institucional: a escala de Utilidade Social, a escala de Mudança Social e a escala de Simpatia Ideológica; a Entrevista sobre o Pensamento Social; e um Questionário Biodemográfico. Buscou-se verificar, por meio da escala de Marlowe-Crowne, o efeito da Desejabilidade Social nas respostas dadas à estes instrumentos. Os resultados indicaram que adolescentes, jovens e adultos utilizam julgamentos morais convencionais de Estágio 4 como a base de pensamento sobre questões sociais. As Escalas de Atitude Institucional indicaram que a visão que estes grupos têm da sociedade se diferencia com relação à ideia de democracia e com relação à ênfase que dão para os direitos socioeconômicos e individuais. Embora os adolescentes não tenham percebido explicitamente, em sua simpatia ideológica, a relação entre às ideias de solidariedade, igualdade, liberdade, perdão e Direitos Humanos com a democracia, eles indicaram a utilidade dos direitos individuais para a sociedade. Os jovens e adultos também indicaram a importância dos direitos individuais, mas enfatizaram também os direitos socioeconômicos. As análises sobre o tipo de pensamento político feitas para cada grupo indicaram, para os adolescentes e para os jovens e adultos, o uso predominante de um pensamento liberal nas atribuições de utilidade e de necessidade de mudança nas instituições responsáveis pela defesa dos direitos individuais, socioeconômicos e interpessoais. Os jovens e adultos ainda usaram o pensamento liberal para as atribuições sobre a utilidade e necessidade de mudança nas organizações responsáveis pela garantia dos direitos societais. Por último, considerando o Julgamento Moral, observou-se dentro de um mesmo estagio pensamentos liberais e conservadores. Para finalizar o primeiro estudo estão sendo analisadas, por meio do Alceste, as respostas obtidas com a Entrevista do Pensamento Social. Espera-se ao final obter uma compreensão da visão ideológica de sociedade desses adolescentes, jovens e adultos. Em seguida, busca-se verificar em um estudo transcultural com a Espanha, a relações da Visão Ideológica de sociedade com a Participação Política.
Interno - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO