PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUCIENE COSTA ARAUJO MORAIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIENE COSTA ARAUJO MORAIS
DATA: 14/12/2015
LOCAL: SALA 404 CCHLA
TÍTULO: BULLYING NA ADOLESCÊNCIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTIDADE SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: bullying; adolescência; representações sociais; efeito do grupo; identidade social
ÁREA: Psicologia
RESUMO: esta tese objetivou analisar a percepção de estudantes sobre os diferentes papeis desempenhados diante do bullying e a influência do efeito do grupo. A fim de ampliar o nível de compreensão deste construto no contexto da adolescência, utilizaram-se como enfoques teóricos, a Teoria das Representações Sociais (TRS) e a Teoria da Identidade Social (TIS). Realizaram-se quatro estudos na cidade de João Pessoa-PB com estudantes entre 12 e 18 anos de idade. No Estudo 1, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, exploratória, de cunho qualitativo e quantitativo tendo em vista apreender as representações sociais de estudantes sobre o papel dos pares diante da prática do bullying. Realizaram-se 46 entrevistas semiestruturadas e os dados oriundos foram submetidos à análise padrão do software ALCESTE. O bullying foi associado a agressões diretas e indiretas, evidenciando também a influência dos pares diante desta violência, relacionada a aspectos como: sentir-se aceito e pertencente aos diferentes grupos vivenciados na adolescência. O Estudo 2 teve como objetivo avaliar os diferentes papeis sociais no bullying, a partir da elaboração de três escalas. A elaboração dos itens foi proveniente dos dados do ALCESTE, sendo cada escala constituída por 16 itens inicialmente. Para a validação das mesmas participaram 249 estudantes, a maioria do sexo feminino (55%). Para a verificação das propriedades psicométricas das escalas, procedeu-se à análise fatorial exploratória, que evidenciou uma estrutura unifatorial para as três escalas construídas: Escala papel de agressor (α = 0,91), Escala papel de ajudante (α = 0,92) e Escala papel de vítima (α = 0,90). O Estudo 3 objetivou comprovar o modelo unifatorial para cada uma das escalas: Escala papel de agressor, com 16 itens (AGFI = 0,88 e RMSEA = 0,07) com α= 0,90; Escala papel de ajudante, com 16 itens (AGFI = 0,86 e RMSEA = 0,08) com α= 0,91; Escala papel de vítima, com 14 itens (AGFI = 0,88 e RMSEA = 0,07) com α= 0,89. Para tanto foi utilizada a análise fatorial confirmatória. Os resultados demonstraram que estas medidas podem ser empregadas adequadamente em pesquisas no contexto em que foram adaptadas. O Estudo 4 objetivou averiguar a influência do efeito grupal na percepção dos escolares sobre um episódio fictício de bullying, fundamentado na teoria da identidade social. Participaram 356 estudantes, os quais foram expostos a um cenário em que um personagem, apoiado por seu grupo, praticou bullying com um estudante de outro grupo. Os participantes foram submetidos a uma de duas condições discursivas; isto é, metade dos participantes receberam o episódio em que os personagens agressores pertenciam ao seu grupo (condição 1) e os demais receberam o episódio em que o estudante alvo das agressões fazia parte do seu grupo (condição 2). Verificou-se que os estudantes atribuíram menor culpa ao endogrupo, em detrimento do exogrupo. Ainda, à medida que ratificavam um gosto mais elevado em relação ao grupo interno, mais culpa e punição foram atribuídas ao exogrupo. Na condição 1, o efeito “ovelha negra” foi observado, evidenciando que, ao perceberem a positividade do grupo ameaçada, os participantes puniram mais severamente apenas um membro do endogrupo, desviando a atenção sobre o grupo. Os achados destacam a importância de se considerar o efeito grupal na compreensão do bullying, recomendando intervenções nas escolas ao nível das relações intergrupais.
Interno - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Externo à Instituição - MARCELO XAVIER DE OLIVEIRA