PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LORENA DE ALMEIDA CAVALCANTE

DISCENTE: LORENA DE ALMEIDA CAVALCANTE
DATA: 18/12/2015
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA
TÍTULO: O psicólogo na rede pública de educação: concepções, formação e atuação profissional.
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Escolar; Formação Profissional; Atuação Profissional.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: O presente estudo visou aprofundar a compreensão sobre formação, concepções e práticas de psicólogos escolares. O psicólogo escolar compõe o quadro de profissionais efetivos da rede municipal de João Pessoa a partir da lei n°8682/98, ingressando nas escolas tanto por meio de concurso público quanto por contratações. Atualmente, a Secretaria de Educação dispõe de aproximadamente 178 psicólogos inseridos tanto no contexto escolar quanto no âmbito da referida Secretaria. Para apreender informações sobre a identidade profissional dos psicólogos escolares e as concepções que norteiam suas práticas, foram entrevistados 55 profissionais. As entrevistas foram registradas por meio de um gravador de voz e transcritas literalmente para a análise. Os resultados indicaram que a maioria dos profissionais não apresenta formação na área da Psicologia Escolar, relatando a oportunidade de emprego como uma das motivações para atuar neste âmbito, o que repercute nas práticas em curso. Pontua-se que a maioria dos profissionais concluiu o curso de Psicologia há mais de 20 anos e não estão envolvidos em uma formação continuada em serviço que possibilite ressignificações sobre a identidade e as práticas do psicólogo escolar e oportunize a mobilização das competências necessárias para a atuação no âmbito escolar. Além disso, foram investigadas as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares e aquelas que consideram favorecedoras para o contexto escolar. Verificou-se divergências entre estas práticas, o que pode estar relacionado às dificuldades relatadas pelos psicólogos escolares. Sugere-se a importância de realizar constantemente estudos na área, a fim de conhecer como estas práticas se efetivam na instituição escolar e levantar indicadores de práticas exitosas em Psicologia Escolar.
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO