PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
83 3216.7006/7006
Noticias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICARLA VERÔNICA ALMEIDA DIAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICARLA VERÔNICA ALMEIDA DIAS
DATA: 22/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EXPOSIÇÃO E ATITUDE FRENTE À MÍDIA LGBTQ+ E SUA RELAÇÃO COM A
LGBTFOBIA
PALAVRAS-CHAVES: Atitudes; Exposição; LGBTQ+; Mídia.
PÁGINAS: 74
RESUMO: A luta pela inserção da comunidade LGBTQ+ na mídia é longa e vem crescendo.
Entretanto, ainda pode-se observar a existência de mídias negativas e bastante
estereotipadas. A exposição à mídia LGBTQ+ positiva influencia significativamente
na mudança de atitude frente a comunidade, em contrapartida, a exposição à mídia
negativa pode aumentar a LGBTfobia. Visto isso, esse trabalho teve como objetivo a
criação e validação das Escalas de Atitudes Frente à LGBTQ+ e Exposição à Mídia
LGBTQ+, assim como entender como estas estão associadas com a LGBTfobia e
variáveis pessoais. Foram realizados 2 estudos até o momento, sendo uma revisão
sistemática de literatura e um estudo de desenvolvimento e validação dos dois
instrumentos. Ao final, os resultados do Estudo 1 indicam que há alterações nas
atitudes frente ao público LGBTQ+ a partir da exposição à mídia LGBTQ+. O Estudo
2 validou as escalas propostas no estudo, apresentando os seguintes resultados: O
Estudo 2.1 apontou para uma organização de dois fatores da Escala de Exposição à
Midia Negativa (Mídia com Retratos Negativos, α = 0,82 e Mídia com Retratos
Positivos, α = 0,80) e uma organização de fator único da Escala de Atitudes Frente
à Mídia LGBTQ+ (α = 0,91 ). O estudo 2.2 corroborou essas estruturas fatoriais,
apresentando índices de ajuste satisfatórios (Exposição Média: CFI = 0,97, TLI =
0,97, GFI = 0,97, SRMR = 0,07, RMSEA = 0,07 | 90% CI 0,06 - 0,09 | Atitudes: CFI
= 1,00, TLI = 1,02, GFI = 0,99, SRMR = 0,01, RMSEA = 0,01 | 90% CI 0,01 - 0,02).
Finalmente, o Estudo 2.3 encontrou uma correlação entre a representação da mídia
negativa e as atitudes (r = 0,34, p < 0,01), moderada pela orientação sexual [b =
0,62, (IC 95% = 0,27 - 0,97), t = 3,52, p < 0,01].
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA
Externo à Instituição - LAYRTTHON CARLOS DE OLIVEIRA SANTOS