PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: PAULO GREGORIO NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO GREGORIO NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Cyberstalking em Relacionamentos Íntimos: Contribuições de Variáveis Individuais e Sociais
PALAVRAS-CHAVES: Cyberstalking, traços de personalidade, valores humanos, relacionamentos
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: O presente protocolo de pesquisa tem como objetivo geral verificar quais os traços de personalidade (Big Five e sombrios) e valores humanos, podem explicar o comportamento de cyberstalking. Para tanto, foram propostos quatro estudos, que correspondem a quatro artigos distintos. O primeiro objetivou adaptar, reunindo evidências psicométricas da Intimate Partner Cyberstalking Scale (IPCS) em contexto brasileiro. Em dois estudos (N = 467), foram avaliados os parâmetros psicométricos da Intimate Partner Cyberstalking Scale (IPCS) por meio de diferentes técnicas [e.g., Análise Fatorial Confirmatória (AFC), Teoria de Resposta ao Item], além de propor uma versão curta da escala. Ambas as versões apresentaram uma estrutura unidimensional confiável e apresentaram correlações semelhantes com maquiavelismo, psicopatia e narcisismo. O segundo artigo objetivou adaptar a Assessment of Sadistic Personality (ASP) para o Brasil, averiguando as qualidades psicometricas do instrumento. Foram realizados dois estudos com participantes de diferentes estados brasileiros. Por meio de dois estudos 1 (n = 467) foi realizada a adaptação da ASP e executada uma análise fatorial exploratória e AFC, que sugeriram uma estrutura unifatorial. No Estudo 2, (n = 225) a análise fatorial confirmatória apontou indicadores adequados, além de reunidas evidências de validade convergente da ASP com a tríade sombria e o cyberstalking. O terceiro artigo, propôs verificar o poder preditivo dos traços de personalidade, controlando a variável sexo, nos comportamentos de perpetração do cyberstalking. Participaram 267 pessoas de diferentes estados brasileiros (Midade= 22,83). Foram aplicados a IPCS, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade e questões sociodemográfica. Os resultados mostraram, por meio da regressão múltipla hierárquica, que o traço de personalidade neuroticismo explicou o comportamento de perpetração do cyberstalking e que a variável sexo não demonstrou influenciar nessa relação; entretanto, demonstrou que pessoas com níveis elevados de instabilidade emocional podem exibir condutas de preopetração do cyberstalking. Por fim, o quarto artigo, objetivou conhecer em que medida os valores humanos poderiam mediar a relação entre a personalidade sombria e o comportamento perpetrador de cyberstalking em relacionamentos íntimos. Participaram 316 pessoas de diferentes regiões brasileiras (Midade = 26,92). Estes erem em maioria mulheres (57,9%), que estavam namorando (42,1%) ou eram casadas (24,1%), que responderam os instrumentos: IPCS, Dark Triad Dirty Dozen, Assessment of Sadistic Personality, o Questionario de Valores Basicos e questões sociodemográficas. As correlações e regressões possibilitaram testar um modelo mediação, que apontou que valores pessoais foram mediadores (mediação parcial) da relação entre narcisismo e o comportamento perpetrador do cyberstalking. Reforça-se a importância dos traços sombrios da personalidade sombria (narcisismo) na explicação do cyberstalking em relacionamentos íntimos, sendo meritório considerar a inclusão dos valores pessoais (experimentação) para ampliar a rede monológica associada a está conduta, visando entender de forma sistemática suas causas e consequências.
Presidente - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL