PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: BIANCA FERNANDES DE SOUZA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIANCA FERNANDES DE SOUZA
DATA: 30/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ANÁLISE DO TRABALHO DA(O) PSICÓLOGA(O) ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATOS DE PROFISSIONAIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS EM JOÃO PESSOA (PB)
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: psicologia escolar; pandemia; desenvolvimento humano; ensino e aprendizagem.
PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
RESUMO: A partir da perspectiva da Psicologia Escolar Crítica, entende-se a prática do psicólogo
escolar como fundamental na mediação dos processos de ensino, aprendizagem e
desenvolvimento no cotidiano da escola. Ao compreender essa atuação contextualizada,
considera-se que os eventos que perpassam o meio social vão afetar a prática deste
profissional. No contexto vivenciado nos últimos anos, podem ser destacados os impactos
da pandemia da COVID-19 para o sistema educacional brasileiro, cenário no qual foi
realizada esta pesquisa. Nesse sentido, com a suspensão das aulas e, em seguida, a
transição para o modelo remoto de ensino, foi necessária a reconfiguração da atuação
da(o) psicóloga(o) escolar nesse período. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer e
analisar a atuação da(o) psicóloga(o) escolar no ensino presencial e remoto durante a
pandemia da COVID-19. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativo realizada com 25
psicólogas(os) de escolas públicas municipais da cidade de João Pessoa (PB). Foram
utilizados como instrumentos um questionário com questões referentes aos perfis
sociodemográfico, formativo e de atuação profissional, um painel contendo três desenhos
que ilustravam o contexto escolar vivenciado antes e durante a pandemia, e um roteiro de
entrevista semiestruturada. As entrevistas com as(os) psicólogas(os) ocorreram de forma
presencial nas escolas em que as(os) profissionais estavam locadas(os) e foram
registradas com um gravador de voz do celular, que teve seu conteúdo transcrito
literalmente para análise. Os instrumentos, em seu conjunto, permitiram obter relatos
acerca de memórias e afetos que denotam suas práticas antes e durante o período
pandêmico, o que contribuiu para o entendimento de como ocorreu a atuação nesses
momentos. Além disso, possibilitou acessar recursos e ferramentas utilizados, e os
desafios enfrentados para a atuação durante a modalidade remota. Assinala-se como
prevalente nas falas, a dificuldade de acesso dos alunos aos recursos tecnológicos, assim
como um viés de culpabilização das famílias e a utilização de práticas clínicas na escola
por uma parcela de psicólogas(os). Diante dos resultados, faz-se a defesa de uma
psicologia escolar contextualizada e que se reestruture diante de situações adversas, como
as geradas por pandemias, que impactam o funcionamento social e educacional. Nesse
tipo de cenário, entende-se que a(o) psicóloga(o) escolar pode contribuir para a
elaboração e efetuação de ações institucionais que prezem pela educação de qualidade,
através de um trabalho ético e consciente diante das condições da realidade. Espera-se
que o estudo possa contribuir para novas reflexões e proposições que impulsionem a
construção do conhecimento no campo da psicologia escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA