PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: BIANCA FERNANDES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIANCA FERNANDES DE SOUZA
DATA: 30/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ANÁLISE DO TRABALHO DA(O) PSICÓLOGA(O) ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATOS DE PROFISSIONAIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS EM JOÃO PESSOA (PB)
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: psicologia escolar; pandemia; desenvolvimento humano; ensino e aprendizagem.
PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
RESUMO: A partir da perspectiva da Psicologia Escolar Crítica, entende-se a prática do psicólogo escolar como fundamental na mediação dos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento no cotidiano da escola. Ao compreender essa atuação contextualizada, considera-se que os eventos que perpassam o meio social vão afetar a prática deste profissional. No contexto vivenciado nos últimos anos, podem ser destacados os impactos da pandemia da COVID-19 para o sistema educacional brasileiro, cenário no qual foi realizada esta pesquisa. Nesse sentido, com a suspensão das aulas e, em seguida, a transição para o modelo remoto de ensino, foi necessária a reconfiguração da atuação da(o) psicóloga(o) escolar nesse período. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar a atuação da(o) psicóloga(o) escolar no ensino presencial e remoto durante a pandemia da COVID-19. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativo realizada com 25 psicólogas(os) de escolas públicas municipais da cidade de João Pessoa (PB). Foram utilizados como instrumentos um questionário com questões referentes aos perfis sociodemográfico, formativo e de atuação profissional, um painel contendo três desenhos que ilustravam o contexto escolar vivenciado antes e durante a pandemia, e um roteiro de entrevista semiestruturada. As entrevistas com as(os) psicólogas(os) ocorreram de forma presencial nas escolas em que as(os) profissionais estavam locadas(os) e foram registradas com um gravador de voz do celular, que teve seu conteúdo transcrito literalmente para análise. Os instrumentos, em seu conjunto, permitiram obter relatos acerca de memórias e afetos que denotam suas práticas antes e durante o período pandêmico, o que contribuiu para o entendimento de como ocorreu a atuação nesses momentos. Além disso, possibilitou acessar recursos e ferramentas utilizados, e os desafios enfrentados para a atuação durante a modalidade remota. Assinala-se como prevalente nas falas, a dificuldade de acesso dos alunos aos recursos tecnológicos, assim como um viés de culpabilização das famílias e a utilização de práticas clínicas na escola por uma parcela de psicólogas(os). Diante dos resultados, faz-se a defesa de uma psicologia escolar contextualizada e que se reestruture diante de situações adversas, como as geradas por pandemias, que impactam o funcionamento social e educacional. Nesse tipo de cenário, entende-se que a(o) psicóloga(o) escolar pode contribuir para a elaboração e efetuação de ações institucionais que prezem pela educação de qualidade, através de um trabalho ético e consciente diante das condições da realidade. Espera-se que o estudo possa contribuir para novas reflexões e proposições que impulsionem a construção do conhecimento no campo da psicologia escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA