PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS FERREIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS FERREIRA PEREIRA
DATA: 28/03/2023
LOCAL: Sala 1 da pós
TÍTULO: O PERDÃO INTERPESSOAL EM SITUAÇÕES DE INJUSTIÇAS DO COTIDIANO E A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA NESSE PROCESSO
PALAVRAS-CHAVES: empatia, perdão interpessoal, ofensas
RESUMO: Inevitavelmente as pessoas passam por situações de injustiças no seu cotidiano, comprometendo ou prejudicando, muitas vezes, as relações interpessoais. Formas de lidar como a evitação e a vingança são provavelmente as duas principais motivações para a vítima depois de ser ofendida, mas é a empatia que é apontada como atitude importante na predisposição para que a vítima perdoe o ofensor. Nessa perspectiva, será realizada uma pesquisa de campo do tipo descritiva e de natureza correlacional, a qual participarão 200 pessoas, entre homens e mulheres, de 18 até 60 anos de idade, residentes na Paraíba e demais localidades. Para a coleta de dados serão utilizados: questionário sociodemográfico, questionário de injustiças na vida cotidiana, a escala de perdão interpessoal de Enright e a escala de consideração empática da escala multidimensional de reatividade interpessoal de Davis– EMRI e a Escala de Tomada de Perspectiva do Outro da Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis – EMRI. Ademais, tanto a coleta quanto as análises de dados deverá ser aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e levam em conta os aspectos éticos, conforme a resolução 466/12, que envolve seres humanos.
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Interno - 3212546 - ROMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO